terça-feira, 18 de outubro de 2011

Narciso Rodriguez, o queridinho de Michelle Obama


 Narciso Rodriguez, o queridinho de Michelle Obama
                                                     Por Carina Ametista. Eudes Campomizzi e Luiza Martuchelli.

Arquitetônico, puro, escultural, preciso, sensual, refinado, moderno, clássico, feminino, elegante.
Seu estilo é americano com influência européia e latina de coração. Americano porque domina a perfeição da arte da confecção precisa e impecável ao serviço de um estilo prático. “Penso que algo pode ser muito clássico,e ao mesmo tempo totalmente moderno”, Narciso Rodriguez.
De influencia  européia porque é tradicional e a vitalidade da alta costura é uma fluente inspiração para ele. Desenvolveu uma visão mais pessoal  da elegância atemporal onde o classicismo gera uma nova modernidade.
Seus pais tinham origem cubano-americano, já o estilista nasceu em Nova Jersey. Estudou na célebre escola Parsons em Nova York.Depois de ter trabalhado como autônomo em uma indústria em Nova York, se une a Anne Klein e mais tarde com Calvin Klein, dedicando-se ao desenho de prêt-à-porter  feminino. 
Em 1995, Rodriguez se converte em diretor de desenho da TSE, onde apresenta sua coleção de prêt-à-porter  feminina e masculina em Nova York. Ao mesmo tempo foi nomeado ao diretor de desenho da Cerruti  em Paris e foi ali onde começou fama mundial , graças ao desenho de noiva de sua amiga Carolyn Bessette que  se casou com John Kennedy,jr.
Em outubro de 1997 em colaboração com o fabricante italiano Affe, Narciso Rodriguez apresenta em Milão sua primeira coleção prêt-à-porter com seu nome (primavera-verão 1998).Graça a esta coleção Rodriguez recebeu o premio “Best New Designer” e os prêmios VOUGUE/VH1  fashion de Nova York e o premio “Perry Ellis” e melhor desenhista revelação de premiado pelo  “Council fashion designer of America”. No mesmo ano foi nomeado diretor de desenho  de coleção prêt-à-porter  feminina da Loewe, luxuosa casa espanhola famosa por seu trabalho em pele.Fundada em Madrid em 1846 Loewe torna-se propriedade do grupo LVMH em janeiro de 1997.O primeiro desfile de passarela para Loewe teve lugar em paris em Março de 1997(temporada outono/inverno 1998).
Para sua coleção de prêt-à-porter da temporada de outono/inverno 2001  decide voltar a desfilar em Nova York.Narciso é o primeiro desenhista da história  a receber prêmio Womenwear  Designer of the year  del council of fashion Designer of America por 2 anos consecutivos (2002 y 2003), continua apresentando suas coleções em Nova York unindo a nova geração de desenhistas conhecidos por sua requintada confecção, seus delicados desenhos e sua habilidade criativa. Hoje Narciso Rodriguez apresenta sua primeira fragrância e é o estilista preferido da primeira dama dos EUA Michelle Obama. "Michelle Obama é segura, sabe o que fica bom nela, um tipo de percepção que a  maioria das mulheres, infelizmente, não tem", Narciso Rodriguez.
Sua moda está influenciada por sua herança latina.

John Galliano

Depois de julgado John Galliano paga multa de onze mil euros e tem sua imagem abalada.

Atualmente John Galliano ensaia seu futuro retorno ao mundo fashion depois do escândalo onde foi protagonista no dia de 25 de fevereiro de 2011, onde ocorreu um episódio que mudaria sua carreira. Após uma combinação de champgne, mojitos e comprimidos insultou dois clientes que estavam no mesmo bar que ele com declarações anti-semitas e racistas. Logo após o vídeo onde Galliano afirma adorar Hitler foi divulgado pelo tablóide inglês The Summer. Seguido o escândalo John Galliano foi afastado da Dior, aonde atuava desde 1996. Com as acusações houve um julgamento no tribunal de justiça de Paris e Galliano se retratou com as vitimas pedindo desculpas formalmente. Sua advogada alegou dependência tripla de álcool, antidepressivos e pílulas para dormir. Essas três drogas combinadas indicam um profundo estado de depressão fazendo com que o dependente aja sem consciência do que esta fazendo. O tribunal impôs uma multa de seis mil euros e condenou Galliano a pagar mais cinco mil euros em custos judiciais.
O escândalo marcou sua carreira de uma forma negativa fazendo com que seu futuro na área da moda seja incerto, resultando na demissão do cargo da Maison Dior. Como prova disso no ultimo desfile da grife os representantes se posicionaram diante do fato tecendo o seguinte comentário:
 “O que aconteceu semana passada foi terrível e tem sido profundamente doloroso ver o nome da Dior associada aos comentários atribuídos ao seu designer, por mais brilhante que ele seja.”
John Galliano nasceu na Inglaterra em 1960, e herdou de sua mãe de origem espanhola o gosto pela arte barroca. Isso se tornou sua marca registrada. Formou no curso de estilismo em 1984 e surpreendeu Londres com sua originalidade e talento. Os oito looks criados pelo estilista foram comprados e expostos em uma loja em Londres. Relacionado a cortes complexos e com o talento especial em tratar tecidos, Galliano se compôs sobre uma base historicista de criação. Mudou-se para Paris no inicio da década de 90. Começou a fazer pequenas coleções de vestidos de festa dignos da alta-costura. Chegou a Dior como responsável da alta costura e do prêt-à-porter.
                                                 Michel Euler/ AP
                                                John Galliano após sair da audiência no tribunal de Paris.

Por Camila Nacif, Marcela Fernandes e Marcela Santiago

Pierre Cardin

“Eu crio formas e esculturas, e depois coloco o corpo humano dentro”.


 Pierre Cardin

Pierre Cardin
Fonte:www.oculos.blog.br

          A marca Pierre Cardin e Maxim’s de Paris possui 900 fabricantes licenciados e estão em cinco continentes, ocupando 800 fábricas e empregando cerca de 200mil pessoas. Pierre Cardin é dono de hotéis, restaurantes e espaços culturais. Recebeu alguns dos mais importantes prêmios do mundo e foi homenageado com exposições nos museus em todo o mundo.
         Um homem à frente de seu tempo, Pierre Cardin nasceu em 1922 em San Biagio di Callalta, near Venice. Imigrou para Paris em 1924 e depois de trabalhar rapidamente com Elsa Schiaparelli, Cardin juntou-se a Dior em 1946. Em 1950 abriu sua própria marca . Como pode-se observar na sua fala: "Minha moda não exprime o tempo que está no ar, mas os pensamentos e a atitude de uma época. Eu não olho para trás, mas para frente", desde o princípio, Pierre Cardin foi um pioneiro em tudo, criando um desenho baseado em moda-arquitetura, com sensibilidade futurista. Ele dizia: "Eu crio formas e esculturas, e depois coloco o corpo dentro" e que "Criar mangas de um vestido ou o pé de uma mesa é mesma coisa" . Cardin tinha inclusive um entendimento da relação da moda de vanguarda com novos clientes, apresentando suas coleções para grandes públicos. Ele foi o primeiro a demonstrar que a moda pode ser tanto um processo criativo quanto um negócio vantajoso, e que um só homem pode ser tanto um criador como um gerenciador de seu próprio negócio.
Claudia Tessari
Mayra Mayumi

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Christian Lacroix - O homem do pincel mágico


Christian Lacroix é um dos mais respeitados estilistas em todo o mundo, fazendo moda para mulheres e homens, além de uma linha de acessorios.


Inovador e arrojado,é constantemente escolhido por empresas para realizar trabalhos em diversas áreas do Design e da arte.Lacroix é interessado em embelezar o mundo, atuar em todos os ambientes, na paisagem urbana e na vida cotidiana.
Recentemente foi escolhido pelos franceses Natiional Railway para recriar os interiores de 183 carros de trens de alta velocidade. Eles estão estourando com cor, os assentos são vermelhos, verde e cinza.

Ele foi encomendado pela Air France para redesenhar seus uniformes, eles são tão elegantes, que capturaram a atenção do mundo da moda.
Nascido em 1951 na cidade de Arles (França),Christian Lacroix costurou estilos e referências de diversas épocas, revirando todas as regras já estabelecidas pela evolução da moda. Criou coleções desconcertantes nas quais predominam o luxo, a fantasia e, principalmente, toda sua audácia.
O estilista francês ganhou fama internacional ao reinventar a alta-costura, levando para as passarelas do mundo vestidos que exibem o requinte de tecidos volumosos e a exuberância do preto e do vermelho.

Há mais de vinte anos, antes mesmo de criar a sua Maison de costura, o estilista trabalha com uma paixão constante nas coxias dos teatros e em seus ateliês de costura. Conjuga a ciência da técnica da alta costura, o savoir-faire artesanal, truques e astúcias do palco, o respeito pelas obras e a sensibilidade pessoal dos atores. Ele gosta de evocar seus primeiros passos na costura, já que desde jovem, ao voltar do teatro, reinterpretava os trajes que havia visto em cena.

Christian Lacroix é um dos estilistas mais influentes e coloridos do mundo. É conhecido como o "homem com o pincel mágico" por causa de sua habilidade surpreendente de misturar cores.

por Adriana Oliveira e Laura Pinto Coelho

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Inácio Ribeiro

O estilista por trás da Clements Ribeiro

Inácio Ribeiro é um dos poucos brasileiros bem sucedidos no cenário da moda internacional. O mineiro de 42 anos já assinou  a direção criativa da Cacharel e hoje tem sua marca própria Clements Ribeiro ao lado da mulher Suzanne Clements (de onde vem a primeira parte do nome de sua grife).
Há cerca de vinte anos fora do país, Ribeiro afirma que é difícil dar dicas para a nova safra da moda brasileira que pensa em tentar carreira internacional, "meu conselho é ser o mais original possível. Hoje em dia a originalidade é muito mais importante, no sentido de criar uma identidade e lugar no mercado, do que preocupações comerciais."
A marca Clements Ribeiro investiu nas estampas para apresentar suas propostas para a temporada de verão 2012, 17 de setembro, no segundo dia da Semana de Moda de Londres. Calças, blusas e suéteres ganharam padronagens delicadas e temas geométricos, ora combinados entre si, ora usados com peça lisas. Apesar de bastante femininas, em alguns momentos as criações tiveram toque esportivo, como os macacões de costas nadador e os shorts de elástico na cintura. No final da apresentação, a renda ganhou destaque, inspirada em antigas cortinas, e a barra dos vestidos surgiu com leves transparências. Na cartela de cores da marca da dupla Suzanne Clements e Inácio Ribeiro, azul, coral, preto e branco foram as escolhas da vez.

Londres - Coleção primavera-verão 2012

por Rafaela Rodrigues e Fernanda Freitas