terça-feira, 21 de junho de 2011

13º FUMEC Forma Moda


Aconteceu em Belo Horizonte o evento de formatura das alunas dos Curso de Design de Moda FUMEC na última quinta feira, 16 de junho de 2011.

Backstage do desfile de Marcela Bahia

A FUMEC realizou o 13ª Forma Moda, evento que expõe os Trabalhos de Conclusão dos alunos do curso de Design. O evento aconteceu no Alta Vila e contou com presença de jornalistas, blogueiros, estilistas, estudantes de moda e familiares que foram prestigiar os desfiles e exposições. Ao todo, foram três blocos de desfiles e seis exposições, nas áreas de roupas, calçados e acessórios.

“Foi uma grande emoção ver minha filha entrando ao final do desfile”, conta Paula Bahia que ajudou a filha Marcela durante todo o processo, desde os croquis ate o acabamento final dos modelos. Paula Bahia é estilista de calçados há 15 anos e foi convidada para participar da banca, já que esta edição do FUMEC Forma Moda contou com 5 trabalhos na área de calçados, todos orientados pelo prof. Pierre Pedroso, exceto Marcela Bahia, que foi orientada pela profª Rosangela Mattana.

Marcela Bahia tem 22 anos e desfilou 7 modelos de calçados e um vídeo. Ela vestiu suas modelos com uma roupa casulo, estilo cocoon, que conduzia o olhar para os calçados que possuíam modelagem experimental e saltos em madeira e aço. “O desconstrutivismo em arquitetura foi o ponto de partida para a criação de minha coleção, Formas do Informe”, disse Marcela após o desfile.

Houve outro desfile que chamou a atenção do público, com uma performance do Grupo de Dança Contemporânea Camaleão. A proposta da aluna Anna Luiza Magalhães, foi criar um figurino utilizando o corpo como a principal referencia. Ela também edita um blog, o www.tudoimpressao.blogspot.com, onde ela postou parte do processo de construção da coleção.

Apesar do atraso no inicio do primeiro bloco de desfiles, a organização deste ano foi melhor em relação às edições anteriores. O lounge contou com um telão no qual foram exibidos os desfiles em tempo real. As exposições foram menos numerosas, 6 ao todo, o que facilitou a circulação do público. No entanto, algumas alunas desmontaram suas exposições antes do fim do último bloco de desfiles, prejudicando a avaliação da banca de jurados. A ex-aluna Ariane Faria, formada na 10ª edição, acompanhou os desfiles e acredita que a qualidade do evento este ano superou suas expectativas.

Por: Gabriela Gontijo, Marcela Torres e Rosane Silveira

Um comentário:

  1. Oba!

    Muito obrigada por falarem do meu trabalho por aqui!

    Os desfiles estavam muito bons mesmo, e a organização do evento também!

    =) beijos!

    ResponderExcluir