terça-feira, 15 de maio de 2012

Issey Miyake, o arquiteto da roupa

Por Isabela Ribeiro e Priscyla Abreu



            Desde o início de sua carreira, Issey Miyake tenta estabelecer uma conexão entre o Ocidente e o Oriente. Em 1978, por exemplo, publicou East meets West, um manifesto que celebra o encontro entre ocidente e oriente.  A roupa japonesa é feita tomando como base o tecido, e a roupa ocidental é cortada e modelada com base no corpo. Issey Miyake se interessou pela união entre estes dois métodos. Sua busca pelo espaço entre o corpo e a roupa o levou a diversas pesquisas sobre volumes e metamorfoses. 
Miyake nunca ignorou suas raízes, mas está sempre em busca de algo novo. Ele acredita que o design não é estático, por isso vive nessa busca constante por novas áreas de atuação que vão além do campo da moda, explorando possibilidades e desafiando métodos tradicionais de construção de roupa. Seus plissados são a prova dessa busca, que deixaram de ser aplicados apenas na seda e em saias, para também fazerem parte de blusas, calças e casacos de diferentes tecidos.
Nota-se que Issey Miyake é um profissional com aptidões e interesses variados.  É um importante representante da moda contemporânea, pois ele insere em seu trabalho experimentações que colocam a técnica, arte e o artesanato em níveis iguais, visando a atualidade. Cria roupas que permitem a mobilidade e o conforto que precisamos diariamente agregados ao conceito, o que confere individualidade e exclusividade para quem usa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário