segunda-feira, 14 de maio de 2012

Moda e Ecologia

Por Isabela Martins e Priscyla  Abreu


Não é novidade que a indústria da moda é uma das mais poluentes, mas também é claro para todos que ela é muito importante e por isso pode fazer a diferença. Sabendo disso e percebendo que ações sustentáveis podem trazer muitos outros benefícios como publicidade positiva, cada vez mais as marcas adotam estratégias pensando na ecologia ou lançam produtos que contribuam na redução do impacto ambiental. Outra preocupação é quanto à ética e respeito com seus funcionários e a capacitação de comunidades carentes.
Em parceria com a Water.org, uma organização que permite a chegada de água limpa a centenas de comunidades pelo mundo, a Levi’s lançou a coleção waterless collection, que tem como objetivo mostrar a importância da economia de água e como isso beneficia quem não tem água limpa para beber. Erik Joule, vice-presidente de Global Merchandising e Design da Levi’s, reduziu o consumo de água no processo de lavagem. No processo final da produção de uma calça jeans gasta-se 42 litros de água. Com a redução, o consumo de água caiu 96% e economiza 172 milhões de litros de água na produção de 13 milhões de pares de jeans. Também voltada para a sustentabilidade, a H&M está em primeiro lugar no uso de algodão orgânico. A marca economizou 300 milhões de litros de água no jeans e doou milhões de peças para organizações de caridade.
A marca britânica TX Max também investiu em uma coleção ética. A linha One Mango Tree, que propôs para comunidades em Uganda trabalho remunerado. Contou com sacolas, aventais e bolsas lá produzidos, os preços vão  de £3.99 a £7.99, e vem com a assinatura de quem as produziu. Apesar dessa prática ser mais comum e valorizada fora do Brasil, por aqui algumas marcas já vêm investindo em ações parecidas. O exemplo mais claro é a Osklen.
A empresa já vem se preocupando com essa questão há algum tempo. Faz parcerias e cria coleções preocupando-se com o material e como serão produzidas as peças. Para o inverno 2012, que acontece a Rio+20 (conferência das Nações Unidas para desenvolvimento sustentável), a marca, em parceria com o instituto E, lança a coleção nomeada de A21, que é inspirada na agenda 21. A agenda 21 é o documento da conferência Rio-92, que estabeleceu a importância de cada país em buscar soluções para os problemas ambientais e sociais do mundo. A coleção conta com matérias-primas sustentáveis, como pele de pirarucu e salmão, pescados de forma sustentável, seda, algodão orgânico e lona eco.

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