Não é novidade que a indústria da moda é uma das mais poluentes, mas também é claro para todos que ela é muito importante e por isso pode fazer a diferença. Sabendo disso e percebendo que ações sustentáveis podem trazer muitos outros benefícios como publicidade positiva, cada vez mais as marcas adotam estratégias pensando na ecologia ou lançam produtos que contribuam na redução do impacto ambiental. Outra preocupação é quanto à ética e respeito com seus funcionários e a capacitação de comunidades carentes.
Em
parceria com a Water.org, uma organização que permite a chegada de água limpa a
centenas de comunidades pelo mundo, a Levi’s lançou a coleção waterless
collection, que tem como objetivo mostrar a importância da economia de água e
como isso beneficia quem não tem água limpa para beber. Erik Joule,
vice-presidente de Global Merchandising e Design da Levi’s, reduziu o consumo
de água no processo de lavagem. No processo final da produção de uma calça
jeans gasta-se 42 litros
de água. Com a redução, o consumo de água caiu 96% e economiza 172 milhões de
litros de água na produção de 13 milhões de pares de jeans. Também voltada para
a sustentabilidade, a H&M está em primeiro lugar no uso de algodão
orgânico. A marca economizou 300 milhões de litros de água no jeans e doou milhões
de peças para organizações de caridade.
A marca
britânica TX Max também investiu em uma coleção ética. A linha One Mango Tree,
que propôs para comunidades em Uganda trabalho remunerado. Contou com sacolas,
aventais e bolsas lá produzidos, os preços vão de £3.99 a £7.99, e vem com a assinatura de
quem as produziu. Apesar dessa prática ser mais comum e valorizada fora do
Brasil, por aqui algumas marcas já vêm investindo em ações parecidas. O exemplo
mais claro é a Osklen.
A empresa
já vem se preocupando com essa questão há algum tempo. Faz parcerias e cria
coleções preocupando-se com o material e como serão produzidas as peças. Para o
inverno 2012, que acontece a Rio+20 (conferência das Nações Unidas para
desenvolvimento sustentável), a marca, em parceria com o instituto E, lança a
coleção nomeada de A21, que é inspirada na agenda 21. A agenda 21 é o documento
da conferência Rio-92, que estabeleceu a importância de cada país em buscar
soluções para os problemas ambientais e sociais do mundo. A coleção conta com
matérias-primas sustentáveis, como pele de pirarucu e salmão, pescados de forma
sustentável, seda, algodão orgânico e lona eco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário