terça-feira, 26 de abril de 2011

Inácio Ribeiro – O mineiro de carreira internacional



Carreira do estilista é marcada por ousadia


Inácio Ribeiro, estilista brasileiro nascido em Itapecerica, interior de Minas Gerais, tornou-se bem sucedido no cenário da moda internacional por acaso.
Muitos de seus looks já conquistaram famosos como Madonna, Gwyneth Paltrow e Nicole Kidman. Suas roupas valorizam a silhueta, o corte das peças, a malharia cashmere e as cores exuberantes. A marca vem se especializando em roupas exclusivas, feitas à mão em poucas unidades e vendidas em espaços seletos.
Começou trabalhando na boutique de uma prima em Belo Horizonte como vendedor, passando por vitrinista até tornar-se estilista, quando foi descoberto por Armando Gaudêncio da Divina Decadência.
Como nunca tinha estudado moda, decidiu ir para Londres, em 1988, estudar na St. Martin’s - uma das mais conceituadas escolas de moda no mundo - onde conheceu sua atual esposa e sócia, Suzanne Clements. Juntos, criaram a grife  Clements Ribeiro que conquistou a imprensa internacional desde o seu primeiro desfile em 1993.
A partir daí, Inácio deslanchou no mundo da moda. Foi escolhido por Jean Bousquet para revitalizar a marca Cacharel. Por sete anos, ele assumiu a direção criativa da Maison, trazendo referências ecléticas de diferentes épocas aos looks.
Inácio é o brasileiro com a carreira fora do Brasil mais constante. Para ele o importante em um estilista é a originalidade, uma vez que o mercado se encontra saturado destes profissionais. A busca pelo conhecimento acadêmico e a especialização no que gostava trouxe notoriedade ao trabalho de Ribeiro. Foi provavelmente sua dedicação que o tornou um profissional consolidado e marcante no mercado da moda.

Por Gabriela Fernandes, Patrícia Pelegrini e Saide Nazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário