terça-feira, 24 de abril de 2012

Narciso Rodrigues




Por não gostar de nada rápido, Narciso Rodrigues não quer saber de fast fashion. Exemplo disso foi sua última coleção Resort 2012 onde seus traços aparentemente simples, são de práticas complexas que levam horas de reflexão.

A coleção brinca com o legado artístico da obra da artista cubana-americana Carmen Herrera, que pintou o seu primeiro quadro aos 89 anos de idade. Sua proposta para coleção foi revolucionar o estilo gráfico, assumindo a nova contemporaneidade através da mistura de técnicas e materiais.

No início de sua carreira, Narciso Rodriguez atuou em marcas de moda consagradas, como Donna Karan e Calvin Klein. Ao lançar sua própria linha, o estilista apostou em coleções elegantes e ultramodernas que combinam cores limpas e linhas rígidas com tecidos luxuosos.


Depois do début nas passarelas, Rodriguez já foi agraciado com o prêmio de designer revelação no Council of Fashion Designers of America (CFDA), em Nova York. Assim, desde a estreia, logo firmou seu nome no cenário internacional. Características latinas fazem parte de sua marca, que se preocupa em construir peças atemporais unindo o clássico ao moderno.

Seu sucesso vai além do vestuário, sua fragrância feminina narciso rodriguez for her, revolucionou o mercado internacional. O estilista ganhou unânimes elogios graças aos fortes valores que definem quem ele é e do que ele gosta: coisas que são simples e excepcionais, atemporais e modernas, requintadas e cobiçadas, com extrema atenção aos detalhes. 


Imagens: 
I) Narciso Rodrigues - Fonte: elle.abril.com.br
II)Coleção Resort 2012 - Fonte: themashidip.com 
III)Fragrância - Fonte: operfumistico.com.br




Por Fernanda Moraes e Letícia Gaio


MARC JACOBS LANÇARÁ LINHA DE MAQUIAGEM

Por: Cecília Jamil e Nathália Nunes   

Marc Jacobs lançará sua própria linha de maquiagem em parceria com a Sephora, uma multimarca de cosméticos. A coleção ainda não tem previsão de lançamento, mas deve chegar a tempo da estreia da multimarcas no Brasil, ainda este ano. Seu primeiro endereço será em São Paulo, no Shopping Iguatemi JK.
Jacobs se mostra entusiasmado com a nova empreitada: “A ideia de escolher uma cor para seus lábios, ou um delineador… É tão delicioso. O ritual de acordar e fazer essas escolhas é algo que as pessoas realmente gostam”. No momento, ainda está sendo definido o que os cosméticos Marc Jacobs serão, o que eles dirão e como se distinguirão dos outros, mas já está em processo de criação e em breve será uma novidade no mercado de maquiagem.

O estilista, além de sua atual participação no mercado de cosméticos, se destaca, principalmente, por seu histórico como diretor de criação da Louis Vuitton nos últimos anos e sua própria marca Marc Jacobs. Ele formou na Escola de Arte e Estilo de Nova York em 1981 e no fim dos anos 80 já era muito conhecido por suas coleções inspiradas no estilo grunge. Porém, essas mesmas coleções causaram sua imediata demissão da marca tradicional que trabalhava, a Perry Ellis.

Mesmo assim, apoiado por pessoas de grande influência na moda, como Anna Wintour, Jacobs teve o suporte necessário para se reposicionar no mercado com sucesso, obtendo vários prêmios de criação e comandando o estilo de suas grifes e da Louis Vuitton.

Através de suas criações, Marc Jacobs busca sempre desafiar as tendências universais da moda de cada estação, incorporando um estilo próprio em suas peças. O estilista, sempre associado a parcerias de sucesso, poucos meses atrás, lançou uma linha de esmaltes em parceria com a Nars e em agosto chegará às prateleiras sua nova fragrância , Dot, licenciada pela Coty Prestige.

Foto: Divulgação
Marc Jacobs

Minas Trend Preview Verão 2013 - Um convite à leveza

por Melissa Sandy, Maíra Cardoso e Solange Reis

A  10ª edição Minas Trend Preview traz como tema a Leveza e que de acordo com a nova curadora do evento Mary Arantes, “Menos descarte de resíduos da moda gerará um mundo com menos retalhos, um futuro leve”. O evento ocorrerá do dia 25 a 28 de abril de 2012.
O Minas Trend Preview é o principal evento de pré-lançamentos já consolidado como um dos maiores acontecimentos de moda e comportamento do país.
E claro, um importante espaço de geração de negócios. São palestras, desfiles e salão de negócios para lojistas de todo o Brasil, compradores internacionais, jornalistas e formadores de opinião. Conceito inédito no Brasil, o Minas Trend Preview promove a troca de conhecimento, a integração entre profissionais e estimula o crescimento e a organização do setor.


                                                      Minas Trend Preview Verão 2013 - Um convite à leveza
                                                                                                              Foto: Carolina Dupin

Sneaker nos pés

por Melissa Sandy, Maíra Cardoso e Solange Reis


Um novo tipo de calçado toma conta das ruas ao redor do mundo, o modelo  Sneaker. Embora possa parecer um simples tênis de cano médio, acolchoado e com cadarços, possui uma plataforma embutida de 7 cm,  que não  compromete o conforto e confere os estimados centímetros a mais às mulheres baixas.

Vários modelos, muitas cores, “línguas” exageradas, algumas características que as grandes marcas já vem investindo e lançando em suas coleções. No Brasil, a estilista Juliana Jabour introduziu o modelo em seu desfile em janeiro deste ano e teve a coleção Sneaker City esgotada em seu primeiro dia nas lojas de São Paulo. A cena é recente, mas, a cada dia ganha mais adeptos, colecionadores e admiradores.


Modelos de sneakers feitos pela marca brasileira Shutz
Fonte: garotastrend.com.br

Tendência Plus Size

por Maíra, Cardoso, Melissa Sandy, Solange Reis

    O estilista brasileiro, Inácio Ribeiro, ao lado de sua esposa inglesa Suzane Clements, mantém a grife Clementes Ribeiro. A marca criada em 1993, ganhou destaque por vestir a cantora Adele em um show no Royal Albert Hall em setembro  de 2011
    A novidade deste ano é a nova coleção plus size e em visita ao Brasil, mantém planos de investir no país. Começou a fazer tamanhos grandes com a globalização e a internet porque até o luxo está sendo massificado. Inácio Ribeiro acredita que esta é uma grande oportunidade, pois pouca gente está usando talento de primeira linha para esse mercado.  Usa o exemplo de Adele que além de ser uma mulher “cheinha” é linda, trazendo assim uma aceitação para a moda.
                                                               
                                                        O estilista Inácio Ribeiro e sua esposa Suzane Clements
                                                                                                                                                  Fonte:  Vogue.co.uk

Carlos Miele Outono - Inverno 2012

por Melissa Sandy, Maíra Cardoso, Solange Reis

    O Estilista Carlos Miele se apresentou na semana de moda de Nova York com a coleção outono/inverno 2012 no dia 13 de fevereiro, com o tema "as Gaúchas". Fazem parte da coleção calças cropped e crepe espaçoso, própria para um passeio a cavalo, boleros, capas, faixas de seda estampadas e chapéus. Para a noite, vestido banded com faixas horizontais, feitas de fitas azure azul que foram anexadas a um underlay tule nude, e eles se mudam à medida que as modelos andam, criando uma impressão de persiana aberta e fechada. Além disso, apresentou muitas pregas, lamé, drapeados, franjas e apliques metálicos.  Com tantos contrastes conseguiu fazer um desfile impressionante.
O estilista Carlos Miele exibe sua coleção de outono - inverno 2012 na semana de moda de NY
Fonte: Style.com

H&M na América Latina


Por Cecília Jamil e Nathália Nunes

A marca sueca H&M, conhecida por seu destaque no segmento de fast fashion, pretende se inserir em um novo mercado atualmente. Ela apresenta um plano de abrir 275 lojas ainda esse ano e expandir a marca no mundo por meio da inauguração de lojas na America Latina.

A intenção da marca sueca no Brasil é comprar a C&A para aproveitar toda a estrutura de pontos de vendas e disputar mercado diretamente com a Zara, sua principal concorrente no segmento fast fashion. A rede C&A encabeça a liderança de mercado no Brasil, possuindo 210 lojas espalhadas pelo país.

A empresa H&M foi fundada em 1947 com o objetivo de produzir e comercializar roupas femininas a preços menores em uma pequena loja chamada Hennes. Através da incorporação da marca Mauritz Widforss, a H&M agregou um novo mix de produtos masculinos e acessórios às lojas. Nos anos seguintes a rede de lojas se expandiu pelo norte da Europa, especialmente pelos países nórdicos.

Atualmente a marca está presente em 41 países com mais de 2.325 lojas, sendo que a Alemanha concentra maior parte de seu mercado e é responsável por gerar 25% de sua receita anual. Além da Alemanha, a H&M possui também grande influência no mercado americano e inglês, por meio de aproximadamente 200 lojas em cada um dos países.

Seu desenvolvimento contínuo resulta na abertura de 200 lojas por ano e na avaliação da marca em US$16.132 bilhões, posicionando-a como 21ª no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Seu sucesso se deu através de, claramente, sua estratégia de marketing e logística impecável, mas também por meio das várias parceiras com estilistas renomeados durante os últimos anos, sendo os principais Karl Lagerfeld (2004), Stella McCartney (2005), Viktor & Rolf (2006), Roberto Cavalli (2007), Jimmy Choo (2009), Lanvin (2010) e Donatella Versace (2011).

Adentrando no mercado latino-americano, durante o próximo outono do hemisfério Norte, a H&M inaugura uma de suas maiores lojas no Centro de Santa Fé, Cidade do México.  A ideia é expandir entre 10% e 15% ao ano e explorar novos mercados, como Bulgária, Tailândia e Indonésia.

Oficialmente, a H&M e a C&A afirmam que não há nenhuma negociação em andamento, mas segundo um analista do mercado, a presença nacional da C&A e o tamanho de suas lojas se encaixariam perfeitamente no modelo da H&M.

Foto: Getty
Imagem de uma das lojas da rede H&M

segunda-feira, 23 de abril de 2012

A moda invade o comércio eletrônico

Crescimento e potencial de mercado atraem comerciantes e consumidores virtuais.

por Laura Werneck e Laurie Venturi

Os brasileiros estão deixando a desconfiaça de lado e aderindo às compras virtuais. Se até há pouco tempo era difícil imaginar a aquisição de peças sem experimentá-las, hoje é cada vez mais comum a entrada de empresas de diferentes portes no comércio eletrônico. Daslu e Bo.Bô, recém-chegada ao varejo online, já conseguem visualizar o quanto as vendas virtuais podem expandir o negócio.

Um dos maiores atrasos do comércio eletrônico brasileiro recai sobre a regulamentação dos tamanhos das peças, um problema antigo, não só no mundo virtual. Problema que a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) prometem resolver até o fim de 2012.

Mesmo sem padronização de tamanhos, as compras virtuais vêm crescendo em ritmo acelerado a cada ano. O segmento promete se expandir ainda mais, já que, de acordo com uma pesquisa feita em 2011, apenas 2,8% dos 75 milhões de internautas aderiram ao comércio eletrônico, mostrando que ainda existe um enorme potencial de mercado.

                                                                                                                           Fonte: Site Farfetch
      Site de compras inglês Farfetch: venda de marcas internacionais, destaca-se
por ter peças destinadas ao público feminino e masculino

Sites de descontos e lojas virtuais especializadas como Coquelux e OQVestir e outros internacionais com entrega no Brasil, como Sacks e Farfetch contribuem para o desempenho e atraem consumidores. Margareth Queiroz se diz uma delas. De acordo com ela, a facilidade e rapidez da compra sem sair de casa e sem precisar lidar com atendentes muitas vezes inconvenientes a tornou uma consumidora  quase exclusivamente virtual. "Como já conheço os tamanhos das minhas marcas preferidas, não tem erro. E no caso de marcas desconhecidas, a maioria dos sites já oferecem a troca e/ou devolução gratuita. Se comprei e não serviu, troco. Se não goste, devolvo", detalha ela. A devolução de peças no Brasil não é comum em lojas físicas, se tornando um atrativo a mais para as virtuais.

                                                                                                                           Fonte: Site OQVestir
           Site de compras brasileiro OQVestir: um dos maiores sites nacionais de vendas de 
            multimarcas online, sempre trazendo as novidades do mercado e as útimas
        tendências da moda                                                                  

Com tanto potencial de crescimento e trazendo novidades a moda está invadindo a internet e promete expandir cada vez mais.

domingo, 22 de abril de 2012

BULCÃO ESTÁ EM TODAS

por Bruno Henrique


 Athos Bulcão e um de seus paineis na igrejinha Nossa Sra Fátima
em Brasília .

 
Artista muito à frente de seu tempo, Athos Bulcão e as formas gráficas e perspectivas inconfundíveis por ele criadas, vêm sendo cada vez mais atualizados.
Nascido no Rio de Janeiro em 1918, Athos Bulcão desistiu da medicina pelas artes visuais. Trabalhou como assistente de Candido Portinari no painel da igrejinha da Pampulha em Belo Horizonte, em seguida mudou-se para Paris onde viveu até 1949. Nos anos 60, mudou-se definitivamente para a capital brasileira, onde faleceu em  julho de 2008.
 Porém, ele nunca saiu de cena, desde o reconhecimento de seus primeiros trabalhos, ainda na década de 1940. Mas foi recentemente, que as formas e cores do artista tornaram-se presentes sob várias frentes ao mesmo tempo: coleções de moda de Ronaldo Fraga e Maria Bonita na São Paulo Fashion Week. Além disso diversos artistas fizeram homenagens e exposições no Brasil e em outros países com peças de design de jóias e relógios, objetos utilitários e até sapatos, sandálias e chinelos. Athos Bulcão está em todas. 

 Desfile Ronaldo Fraga SPFW homenageia Athos Bulcão no inverno 2011.



Foi lançado no último dia 20 de março um catálogo completo sobre as interfaces de seu trabalho em paineis, pisos, azulejaria, fachadas e obras em ateliê. Com edição a cargo de Valeria Maria Lopes Cabral e em edição bilíngue, inglês e português, contém mais de 400 páginas que incluem uma seleção de ensaios especiais, pontuada por grafismos e vasta iconografia que explora os suportes trabalhados pela ourivesaria do mestre, o livro produzido pela fundação que tem o nome do artista, criada em 1993, mereceu a honraria máxima no mercado editorial: venceu o Prêmio Jabuti na categoria "Arquitetura e urbanismo, fotografia, comunicação e artes".
Mais que um catálogo, trata-se de um inventário que oferece uma visão abrangente das mais de cinco décadas por ele dedicadas à arte integrada à arquitetura. Textos e imagens narram os momentos marcantes da trajetória artística e pessoal – destacando, de Belo Horizonte a Brasília e daí a outros continentes, cada um dos 101 espaços que receberam intervenção do artista no Brasil e no mundo.


 Estojo com xícaras e pires ilustrados com  paineis do Instituto
Rio Branco de Brasília.

Feliz com o reconhecimento, Valéria Cabral explica que a publicação em livro dá continuidade ao trabalho realizado pela fundação  de preservar e divulgar a obra do artista. Para Cabral receber o prêmio foi uma demonstração do valor que as obras-primas de Bulcão representam.
"Fomos muito aplaudidos e elogiados pela imprensa. Deu para perceber que o público gostou muito da escolha do júri do Prêmio Jabuti", destaca Valéria Cabral para o site G1.com. "Estamos muito felizes. Ter vencido nesta categoria reforça ainda mais o quanto o nosso trabalho é importante". Além de inventariar o passo a passo dos mais conhecidos projetos de integração com a arquitetura, desenvolvidos de forma pioneira e surpreendente pelo artista, o livro apresenta a permanência de seu legado personalíssimo.





terça-feira, 17 de abril de 2012

Virada Cultural, um evento marcante para São Paulo.

Por Luna Falabela e Isabela Bernardes.


Fotos: Divulgação



Considerando um dos maiores e mais ecléticos eventos do país, a oitava edição da Virada Cultural de São Paulo acontece nos dias 5 e 6 de maio. Com atrações acontecendo nessas 24 horas espalhados em 25 diferentes palcos temáticos. Os programas também se espalham pelos principais museus, teatros e centros culturais, em realização conjunta com a rede SESC e a Secretaria de Estado da Cultura, além dos inúmeros estabelecimentos e centros difusores de cultura que aderem ao programa.
O evento atrai anualmente um público de milhões de pessoas. Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, o encontro serve também como uma forma de reunir as mais diversas pessoas de diferentes classes sociais, faixa etária e etc. Conforme destaca o site G1, o secretário municipal da Cultura, Carlos Augusto Calil. “A Virada Cultural irá atender todos os públicos. Queremos que todas as faixas etárias prestigiem o evento, trazendo espetáculos ecléticos, incentivando a cultura local, com artistas do município, da região e de todo o Brasil”, ressalta.
Nessa edição as pessoas poderão conferir atrações musicais de todos os gêneros, além de teatro, sessões de cinema, performances de mágica, stand up comedy, jogos, esportes, culinária, luta livre mexicana e até exposição de carros antigos.O evento terá cerca de 900 atrações, entre elas shows de Gilberto Gil, Os Mutantes, Titãs, Cauby Peixoto, Gretchen e Rita Cadillac. Uma atenção especial deve ser dada ao palco “30 anos sem Elis” na Bulevar São João, onde diversos artistas irão tocar e cantar praticamente toda a discografia de uma das maiores intérpretes da música brasileira.
Todos os shows e apresentações são gratuitos e acontecem das 18h do dia 5 de maio até as 18h do dia 6. Em entrevista para o site G1, prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, mostrou-se otimista com relação à virada. "Todos os anos eu dei um testemunho de que a Virada anterior foi melhor do que as outras, e estou com este sentimento neste ano", disse.
São Paulo se encontra na virada cultural, seus personagens e habitantes recuperam a sociabilidade perdida nas grandes metrópoles e fazem desse evento um momento de revitalização e colaboração para a região central, com muito entusiasmo e alegria, atraindo todos os gostos. 

Restaurante Popular Espaço Criativo

Inaugurado dia 8 de Fevereiro de 2012, o Restaurante Popular é um espaço criativo para práticas em arte, arquitetura e design. Instalado no edifício Maletta, o local aglomera iniciativas de trabalhos individuais e projetos experimentais coletivos sob a forma de ateliers, exposições, palestras e oficinas. Mesmo com pouco tempo de abertura, a ideia criativa já vem ganhando espaço em diversas mídias.

A iniciativa segue uma nova tendência de coletivos criativos, tanto por parte de músicos, como artistas e designers que se unem para ganhar espaço no mercado e alcançar maior visibilidade. Outro aspecto que também é de destaque na ação de Julia de Assis, Natasha Rena, Mauro Figueiredo, Rafo Barbosa e Talita Lessa é o lado empreendedor. Cada um se dedica para juntos serem seus próprios patrões.

O espaço tem sempre novidades com eventos, exposições e novas oficinas. No final de março aconteceu o evento Popup Shop, onde uma loja temporária foi montada com peças dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de ex-alunos de Design de Moda e Design de Produto da Universidade FUMEC, formados em 2011. Segundo a estudante de Design de Moda, Ellen Martins,  a iniciativa, inovadora, atende a uma demanda da  cidade, que ainda não possuía espaço similar, capaz de incentivar a produção de novos designers.

O Restaurante Popular espaço criativo funciona de segunda a sexta, das 12h às 20h na avenida Augusto de Lima, 233, sobreloja 34, Centro, BH (Edifício Maletta).

Alunas: Marina Hespanhol, Amanda Botrel, Giselle Frust            

Peplum a grande tendência de 2012, saiba mais sobre ele.

Por: Isabela Bernardes, Camila Lima, João Paulo Sousa



Uma nova tendência que se destaca no inverno 2012, o peplum é uma simples quantidade sobressalente de tecido que, adicionada a blusas, jaquetas, saias e vestidos, envolve parte da cintura e quadril. Antes de ressurgir nos desfiles internacionais de Primavera/Verão 2012, o peplum foi eternizado por Christian Dior em 1947 em sua primeira coleção, que seria batizada de “New Look”. Ainda, como prova da intermitência da moda, o peplum foi revitalizado nos anos 1980 e, ao contrário da elegância proposta pelo estilista francês, tornou-se parte da estética extravagante do período.
Ele ajuda a equilibrar a silhueta, afinar a cintura e deixar o quadril mais largo e proporcional aos ombros.
Importante entender que o peplum deve ser destacado no look. Portanto, invista em peças ajustadas nas demais regiões para que o efeito seja desenhar a silhueta e destacar sua aposta nessa nova tendência. Normalmente, combina mais com ocasiões sofisticadas do que com looks casuais


CONFIRMADAS AS PALESTRAS DA 10ª EDIÇÃO DO MINAS TREND PREVIEW

O Minas Trend Preview realizará rodadas de palestras focadas em exportações, branding, tendências para 2013 e na sustentabilidade, tema inspiração desta 10ª edição.  A questão é discutir temas relevantes às empresas, além de despertar soluções e alternativas para novas possibilidades.
O ciclo de palestras começa na quarta-feira, 25/04, que terá como foco a exportação. Hécliton Santini, presidente do IBGM, Mauricio Borges, da Apex-Brasil, Paulo Kieling, gerente de marketing e internacionalização da ASSINTECAL, Luiz Lacombe, da IBGM, serão palestrantes. Já na quinta-feira, 26/04, serão abordados a sustentabilidade, com a palestra Civilização do Bambu – Design e Sustentabilidade, como palestrante Lucio Ventania, presidente da OSCIP, e a apresentação das tendências do Inverno 2013, como Fórum de Inspirações Inverno 2013 e a WGSN – Direções e Tendências 2013& Top 10 de Sustentabilidade na Moda. No último dia a apresentação de tendências continua com a palestra MegaTrends Primavera-Verão 2013 – Universos: Feminino, Masculino e Infantil, com Camila Toledo, diretora de tendências do Stylesight.
Para s inscrever, mande email para mtp@fiemg.com.br, informando nome completo, empresa e telefone ou ligue (31) 3263-4561.
PROGRAMAÇÃO
 25/04/2012 (quarta-feira)
14h30 às 17h30 - Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar
14h30 Abertura / HéclitonSantini – Presidente do IBGM
14h40 Seminário Apex-Brasil: Exportar é Inovar / Maurício Borges – Presidente da Apex-Brasil
15h10 Perguntas e Respostas
15h20 Palestra “Branding Brasil Fashion System” / Paulo Kieling – Gerente de Marketing e Internacionalização da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (ASSINTECAL)
15h40 Apresentação dos resultados do Programa Setorial de Apoio às Exportações da Cadeia Produtiva de Gemas, Jóias e Bijuterias / Luiz Lacombe – Coordenador da Diretoria Internacional do IBGM
16h00 Assinatura do Convênio para implementação do Programa Setorial de Apoio às Exportações da Cadeia Produtiva de Gemas, Jóias e Bijuterias.
16h05 Perguntas e Respostas
16h15 Coquetel

26/04/2012 (quinta-feira)
10h00 às 11h40 - PalestraCivilização do Bambu - Design e Sustentabilidade
            Palestrante: Lúcio Ventania - Presidente da OSCIP - Bambuzeria Cruzeiro do Sul
 15h00 às 16h40 - PalestraFórum de Inspirações Inverno 2013
            Palestrante: Marnei Carminatti – Consultor de Moda do Núcleo de Design da Assintecal e Estilista
 17h00 às 18h40 - Palestra WGSN – Direções de Tendências 2013 & Top 10 de Sustentabilidade na Moda
Palestrante: JayneBibby – Jornalista de Moda e Editora Associada WGSN – Londres

 27/04/2012 (sexta-feira)
 15h00 às 16h40 - Palestra MegaTrends Primavera Verão 2013 – Universos Feminino, Masculino e Infantil
            Palestrante: Camila Toledo – Diretora de Tendências para o Stylesight


Ellen Martins e Thiago Bernardo

“Convite à leveza” é o tema proposto para a próxima edição do Minas Trend Preview


Line-up do Minas Trend Preview de verão 2013 tem novidades: Martha Medeiros, Lucas Magalhães e Jardin

Minas Trend Preview chega á 10ª edição nesta temporada e a principal mudança é na direção criativa: Mary Arantes, criadora da Mary Design, assume o posto que era de Ronaldo Fraga até a última temporada.
O tema proposto para o verão é "Convite à leveza", palavra escolhida por Mary para discutir os conceitos de sustentabilidade, que quer aplicar em todo o MTP, “Acredito em disseminar a leveza não somente como filosofia de vida, nos gestos e atitudes, mas também nas empresas. Sustentabilidade nunca vai deixar de ser um assunto atual, e se insere no conceito de leveza por meio de atitudes para reduzir o consumo e o desperdício nos processos”, argumenta Mary no site do MTP.
A designer afirma que quis se colocar em todas as etapas da criação do evento: "antes não havia uma pessoa que fizesse o trabalho de alinhar o olhar da feira de negócios com o tema". Ela também assina o tradicional desfile de abertura, que deve manter o mesmo formato (com looks montados com todas as marcas que participam da feira).
Quem assina a cenografia e arquitetura do evento é o arquiteto Pedro Lázaro. Outra mudança para os frequentadores é a integração da sala de desfiles à feira de negócios, que passa a integrar, pela primeira vez, o setor da moda infantil (com 30 expositores) e também o setor de pronta entrega mineiro do Barro Preto e do Prado.
Acompanhando o movimento do SPFW e Fashion Rio, que adiantaram seu calendário, a semana de moda mineira está marcada para acontecer entre 25 e 28 de abril, Segundo Olavo Machado, presidente da FIEMG, "Se é pra ser preview, tem que acontecer antes", simplifica. "Quem manda nisso é a indústria, e quem participa do Minas Trend", afirma Machado no site da FIEMG.
Seu line-up foi divulgado com 20 marcas. Entre as novidades, a alagoana Martha Medeiros, especialista em rendas, o jovem estilista Lucas Magalhães, que participa também no Rio Moda Hype, e a neomarca Jardin. As marcas GIG, Vivaz e Patrícia Mota fazem desfile externo, em cenário ainda não definido.


Segue a programação dos desfiles:


QUARTA-FEIRA (25.04)
19h - Martha Medeiros / Rogério Lima / Cila
21h - Apartamento 03 / Cláudia Arbex / Chouchou


QUINTA-FEIRA (26.04)
11h - Patrícia Mota / GIG / Vivaz

19h - Patogê / E-store / UMA
21h - Alessa / Fabiana Milazzo / Vitor Zerbinato


SEXTA-FEIRA (27.04)
19h - Lucas Magalhães / Jardin / Clair

21h - Plural / Áurea Prates / Mary Design


Por Fernanda Moraes e Letícia Gaio.

Exposição: La vie en rose - Lingerie

por Maíra Cardoso, Melissa Sandy e Solange Reis

                                                        
                                                         Exposição "La Vie en Rose" reúne lingeries da Belle Époque
                                                                                                  amigosdomhab.com.br

A exposição “La Vie en Rose – Sedução e controle na intimidade feminina”, está nas últimas semanas, exposta no Museu Abílio Barreto (Edifício sede – Foyer térreo),em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que vai até o dia 6 de maio.
A mostra reúne lingeries que foram utilizadas desde a Belle Époque até o século XX, com peças íntimas do vestuário e a contenção feminina presente neste período, até que o costureiro francês Paul Poiret, em 1906, liberou sua silhueta. Destacam-se curiosidades, como achatadores de seios que eram muito usados na década de 20, espartilhos com armações e bordados na barbatana. São mais de sessenta peças, incluindo calçolas antigas usadas durante a gravidez, soutiens com recortes diferenciados e anáguas delicadamente bordadas à mão em tecidos preciosos como seda, renda e linho – para a produção industrial e o consumo em massa dos anos 1960, quando tecidos sintéticos como o nylon, o banlon e o jersey passaram a ser incorporados ao vestuário feminino.

O artista plástico Domingos Mazzilli é o curador da exposição, há cinco anos começou a colecionar peças intimas com o objetivo de criar a instalação. Durante este tempo prestou atenção nas formas e nos inúmeros significados sugeridos. “A intenção é refletir, a partir dessas peças íntimas, sobre a história feminina recente. São peças sedutoras, com suas rendas e bordados, e terríveis, devido a elásticos e presilhas que aprisionam e moldam a padrões estéticos”, conclui o curador, em entrevista para o Museu Abílio Barreto. A estudante de Design de Moda, Laura Queiroz, foi a exposição para conferir e acredita que acrescentou muito para conhecimento pessoal e cultura feminina.
Visitação: terça, sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h; quarta e quinta-feira, das 10h às 21h.

Look preto total: composição democrática

Legenda: Como montar o look que é a cara da estação
A cor preta sempre tem lugar garantido no inverno. Mas a estação fria de 2012 traz uma nova proposta, elegante e sofisticada: a monocromática. O look total black é democrático, compatível com todo tipo de silhueta, das mais magrinhas às plus size.
Se você está pensando em fazer algumas comprinhas, aposte no potencial das peças na cor negra para montar uma produção. Para o resultado não ficar monótono, use e abuse de texturas e acabamentos. Por exemplo, alterne o aspecto brilhante e fosco entre as peças, abuse das transparências, aplicações e recortes e recorra a detalhes com rendas e pregas para deixar o look mais interessante.


Ellen Martins e Thiago Bernardo

A nova Carrie

Por Laura Werneck e Laurie Venturi

                                                                                                                                                Fonte: Uol
                                   AnnaSophie Robb interpertará Carrie Bradshaw em novo seriado.


Carrie Bradshaw, a famosa protagonista do seriado Sex and The City, retornará às telas em breve. A trama irá contar a história da personagem durante sua adolescência passada nos anos 80. A atriz que interpretará a famosa personagem antes vivida por Sarah Jessica Parker será AnnaSophia Robb, que ficou famosa ao atuar no filme “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. As gravações de "Carrie Diaries" devem começar em breve nos Estados Unidos com produção de Josh Schwartz e Stephanie Savage, os mesmos da série Gossip Girl.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

UM ANO ATÍPICO PARA A MODA

Por Ramon Mazzini e Bárbara de Oliveira





O diretor da Luminosidade, Paulo Borges, anunciou nessa terça 27 de março, a mudança do calendário de moda nacional. A alteração visa realinhar e potencializar estratégias e resultados nas várias etapas de lançamento e dialogar com os eventos que o Brasil sediará nos próximos anos com a Copa e Olimpíadas.
A nova formatação acontecerá da seguinte forma: as coleções de verão serão apresentadas na segunda quinzena do mês de março, e as de inverno na segunda quinzena do mês de outubro. Para essa mudança de matriz uma terceira semana em Outubro acontecerá para o reajuste do mercado. Paulo Borges afirma que “mais do que nunca, as marcas e a cadeia produtiva da moda estão maduras para essa grande transformação.”
A medida tomada atende as marcas participantes ampliando o intervalo entre o lançamento e a chegada dos produtos no varejo.
A intenção do calendário é fortalecer o produto nacional, além de criar uma cultura de moda entre as mulheres brasileiras.

 O correspondente do jornal Financial Times, Vicent Bevins, discorda do organizador dos eventos brasileiros de moda, alegando que são poucos designers e estilistas que cumprem a função de criar uma cultura de moda. Diz que a maioria das outras grifes tendem a entrar na “competição da redundância”, com estampas que ainda não são próprias para uma grande semana de moda e muito menos de duas.
O novo calendário ainda não atende as reclamações da mídia internacional, pois se a ideia é atraí-la e inserir as marcas brasileiras no espaço ocupado pelas europeias, a divisão se matem confusa, pois nenhum jornalista tem tempo para comparecer nos dois eventos.

Do ponto de vista das marcas brasileiras, se espera que o tempo lançamento – varejo diminua e que os consumidores possam ter acesso mais rápido as criações propostas para a temporada.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Trend to Watch: Art Déco

O filme The Great Gatsby tem estréia prevista no Brasil para o segundo semestre de 2012, o longa é uma adaptação do clássico literário de 1925 e remake do filme de 1974, que será estrelado por Leonardo Di Caprio, na qual a história se passa em Nova York e tem como pano de fundo a sociedade americana pós Primeira Guerra Mundial. Um dos pontos altos do filme é o figurino desenhado pelo estilista Ralph Lauren que se inspirou no mood das melindrosas. Como se não bastasse, a joalheria Tiffany & Co assinou uma linha de jóias especialmente para o longa.
Se você pensa que a temática dos anos 20 é novidade no cinema, em 2010 Woody Allen dirigiu o apaludido Meia Noite em Paris, que faz o espectador se transportar juntamente com o personagem principal para a áurea de glamour, dos salões e da boemia da época.
Os anos 30 estão bastante em voga, não só no cinema quanto na moda. Na coleção de Spring Summer da Gucci, a esitlista Frida Gianini inspirou-se nos arranha céus de Nova York da década de 20 e 30, criando shapes retos, que lembram as formas arquitetônicas, além de se apropriar de vários elementos da moda da década, como franjas, cintura baixa e bordados primorosos.
É impossível não se lembrar do movimento artístico que influenciou esta época e influencia criações na atualidade, o Art Déco. É só ver aquelas formas alongadas e simétricas que é possível se transportar para a atmosfera de jazz, melindrosas e charleston dos anos 30. Esse estilo que foi tão comum na arquitetura e nas artes aplicadas cria cada vez mais reflexos hoje na atualidade. A moda, o cinema, a música e o design ainda bebem nesta fonte.
As características deste movimento são desenhos com linhas precisas, ornamentos geométricos e a representação estilizada da natureza.  





As inspirações estão nas formas arquitetônicas do Empire State Building, Chrysler Building e, o Edifício Acaiaca em Belo Horizonte.



Ellen Martins e Thiago Bernardo