terça-feira, 24 de abril de 2012

H&M na América Latina


Por Cecília Jamil e Nathália Nunes

A marca sueca H&M, conhecida por seu destaque no segmento de fast fashion, pretende se inserir em um novo mercado atualmente. Ela apresenta um plano de abrir 275 lojas ainda esse ano e expandir a marca no mundo por meio da inauguração de lojas na America Latina.

A intenção da marca sueca no Brasil é comprar a C&A para aproveitar toda a estrutura de pontos de vendas e disputar mercado diretamente com a Zara, sua principal concorrente no segmento fast fashion. A rede C&A encabeça a liderança de mercado no Brasil, possuindo 210 lojas espalhadas pelo país.

A empresa H&M foi fundada em 1947 com o objetivo de produzir e comercializar roupas femininas a preços menores em uma pequena loja chamada Hennes. Através da incorporação da marca Mauritz Widforss, a H&M agregou um novo mix de produtos masculinos e acessórios às lojas. Nos anos seguintes a rede de lojas se expandiu pelo norte da Europa, especialmente pelos países nórdicos.

Atualmente a marca está presente em 41 países com mais de 2.325 lojas, sendo que a Alemanha concentra maior parte de seu mercado e é responsável por gerar 25% de sua receita anual. Além da Alemanha, a H&M possui também grande influência no mercado americano e inglês, por meio de aproximadamente 200 lojas em cada um dos países.

Seu desenvolvimento contínuo resulta na abertura de 200 lojas por ano e na avaliação da marca em US$16.132 bilhões, posicionando-a como 21ª no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Seu sucesso se deu através de, claramente, sua estratégia de marketing e logística impecável, mas também por meio das várias parceiras com estilistas renomeados durante os últimos anos, sendo os principais Karl Lagerfeld (2004), Stella McCartney (2005), Viktor & Rolf (2006), Roberto Cavalli (2007), Jimmy Choo (2009), Lanvin (2010) e Donatella Versace (2011).

Adentrando no mercado latino-americano, durante o próximo outono do hemisfério Norte, a H&M inaugura uma de suas maiores lojas no Centro de Santa Fé, Cidade do México.  A ideia é expandir entre 10% e 15% ao ano e explorar novos mercados, como Bulgária, Tailândia e Indonésia.

Oficialmente, a H&M e a C&A afirmam que não há nenhuma negociação em andamento, mas segundo um analista do mercado, a presença nacional da C&A e o tamanho de suas lojas se encaixariam perfeitamente no modelo da H&M.

Foto: Getty
Imagem de uma das lojas da rede H&M

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