segunda-feira, 23 de abril de 2012

A moda invade o comércio eletrônico

Crescimento e potencial de mercado atraem comerciantes e consumidores virtuais.

por Laura Werneck e Laurie Venturi

Os brasileiros estão deixando a desconfiaça de lado e aderindo às compras virtuais. Se até há pouco tempo era difícil imaginar a aquisição de peças sem experimentá-las, hoje é cada vez mais comum a entrada de empresas de diferentes portes no comércio eletrônico. Daslu e Bo.Bô, recém-chegada ao varejo online, já conseguem visualizar o quanto as vendas virtuais podem expandir o negócio.

Um dos maiores atrasos do comércio eletrônico brasileiro recai sobre a regulamentação dos tamanhos das peças, um problema antigo, não só no mundo virtual. Problema que a Abravest (Associação Brasileira do Vestuário) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) prometem resolver até o fim de 2012.

Mesmo sem padronização de tamanhos, as compras virtuais vêm crescendo em ritmo acelerado a cada ano. O segmento promete se expandir ainda mais, já que, de acordo com uma pesquisa feita em 2011, apenas 2,8% dos 75 milhões de internautas aderiram ao comércio eletrônico, mostrando que ainda existe um enorme potencial de mercado.

                                                                                                                           Fonte: Site Farfetch
      Site de compras inglês Farfetch: venda de marcas internacionais, destaca-se
por ter peças destinadas ao público feminino e masculino

Sites de descontos e lojas virtuais especializadas como Coquelux e OQVestir e outros internacionais com entrega no Brasil, como Sacks e Farfetch contribuem para o desempenho e atraem consumidores. Margareth Queiroz se diz uma delas. De acordo com ela, a facilidade e rapidez da compra sem sair de casa e sem precisar lidar com atendentes muitas vezes inconvenientes a tornou uma consumidora  quase exclusivamente virtual. "Como já conheço os tamanhos das minhas marcas preferidas, não tem erro. E no caso de marcas desconhecidas, a maioria dos sites já oferecem a troca e/ou devolução gratuita. Se comprei e não serviu, troco. Se não goste, devolvo", detalha ela. A devolução de peças no Brasil não é comum em lojas físicas, se tornando um atrativo a mais para as virtuais.

                                                                                                                           Fonte: Site OQVestir
           Site de compras brasileiro OQVestir: um dos maiores sites nacionais de vendas de 
            multimarcas online, sempre trazendo as novidades do mercado e as útimas
        tendências da moda                                                                  

Com tanto potencial de crescimento e trazendo novidades a moda está invadindo a internet e promete expandir cada vez mais.

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