terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Lomografia na moda

por Marcela Ferreira e Nayara Rodrigues

Com o advento da tecnologia, muitos fotógrafos deixaram de usar câmeras analógicas em prol da praticidade, precisão e qualidade das imagens que uma câmera digital proporciona. Segundo Junia Garrido, fotógrafa de publicidade e fotojornalismo de Belo Horizonte, “O filme vai mesmo acabar. Eu só uso filme na minha máquina antiga para trabalhos pessoais, por hobby”

Em meio à era digital, ainda há muitos que não abriram mão de seu equipamento analógico, porém o que tem impulsionado as câmeras que usam filme é o movimento lomo ou lomografia.

No início dos anos 1990, quando dois estudantes de Vienna, Mathias Fielg e Wolfgang Stranzinger, em meio a uma viagem a Praga tiveram o primeiro contato com a câmera russa de plástico, ficaram surpresos com as fotos que ela produzia. As cores eram vibrantes, com profunda saturação e vinhetas que criavam cantos escuros nas fotos.

Entusiasmados com a descoberta, fundaram, em 1992, a Sociedade Lomográfica e difundiram por toda a Europa as extraordinárias qualidades da maquininha. Logo, a Lomo gerou um movimento batizado de Arte Anárquica, ou, simplesmente, Lomografia, que conquistou o planeta.

Não é surpresa, portanto, que o ciberespaço tenha se rendido aos encantos da lomo. No Brasil existem várias comunidades de amantes da lomografia, um desses blogs é o Lomo Blog (www.lomos.com.br). Nele você tem acesso aos lançamentos, tutoriais, links e loja online da lomo.

Juliano Figueiredo Arantes, de 23 anos, é outro profissional da fotografia que acredita que as câmeras de filme nunca irão superar a praticidade das digitais, mas acha que elas têm seu espaço. Ele também é adepto da onda lomo, Inclusive já fez trabalhos usando a técnica em eventos como o Oi Fashion Tour e Minas Trend Preview. “A foto lomo tem uma estética única, diferente e acho que acaba impulsionando o mercado de filmes”, diz.

Outros fotógrafos adeptos da lomografia na moda são Gavin Thomas, João Unzer e Tommaso Nervegna que tiveram seus trabalhos publicados no blog Binóculo – moda e design (www.binoculo.in).

É possível adquirir sua lomo através do site www.lomography.com.br ou na Lomography Gallery Store Rio de Janeiro Rua Visconde de Pirajá, 437. Sobreloja. (21) 2267-2226.

                                
Lomo Fashion Week, por João Unzer

Fashion Doubles, por Gavin Thomas



Nenhum comentário:

Postar um comentário