Por Isabela Rabelo e Núbia Souza.
A bordo do vapor Benjamin Guimarães, é como se sente quem visita a exposição Rio São Francisco navegado por Ronaldo Fraga, onde o guia é o próprio estilista.
A exposição que faz uma viagem pelas margens do rio São Francisco, leva o visitante ao mundo da população ribeirinha, com seus costumes, música, lendas e religiosidade.
Ronaldo Fraga viajou durante dois meses pelas cidades ao longo do São Francisco para criar sua coleção apresentada no desfile de primavera/verão 2008. E mais que sua surpreendente coleção criada naquele ano, a aventura resultou nesse trabalho apresentado em dez ambientes, que mostram uma parte talvez pouco explorada da cultura da população ribeira. O estilista mostra por meio de ambientes coloridos e interativos a riqueza em cultura de uma região pobre de recursos.
Cada ambiente apresenta ao espectador diferentes temas referentes ao rio, como um documentário que fala sobre as cidades alagadas para a construção de uma hidrelétricas na região. O trabalho também aborda as lendas, o artesanato e ainda conta com um espaço onde o artista convida o visitante a registrar suas impressões e emoções sobre o São Francisco, a partir das percepções mostradas na exposição.
A intenção do artista é passar ao espectador seu olhar particular sobre o rio São Francisco de forma que quem visite a exposição se sinta realmente navegando por histórias do Velho Chico.
A exposição fica em Belo Horizonte até dia 19 de dezembro. Após esta data, ela percorre outras cidades brasileiras como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Maceió, Aracaju, Juazeiro, Petrolina, Brasília, Pirapora e Januária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário