segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Nanotecnologia na Moda

Nanotecnologia parece um termo complicado, mas já podemos entender que nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir de micro-partículas usando técnicas para colocar átomos e moléculas no lugar desejado.
A nanotecnologia e a moda agora são parceiras. É possível pensar em uma roupa que evite que você pegue gripe, resfriado, poluição, destrua os gases nocivos, e que ainda não precise ser lavada.
Essa roupa hoje existe, graças à exaustiva pesquisa de cientistas americanos que conseguiram cobrir as fibras do tecido com nanopartículas feitas de prata e paládio e que realmente tem propriedades antibacterianas.
O maior problema para o uso dessa tecnologia esta no preço. Um metro quadrado do tecido embebido em nanopartículas custa um pouco mais de dez mil dólares. Podemos imaginar o quanto chegaria o preço de uma roupa ao cliente.

Para sabermos um pouco mais sobre o assunto, conversamos com Ney Roblis Versiani Costa.

Qual a importância da nanotecnologia hoje?A nanotecnologia ela está revolucionando principalmente os tecidos, melhorando as propriedades das fibras sem que ela perca sua estrutura/textura original.

A nanotecnologia é apontada como uma tecnologia limpa e que contribui para o desenvolvimento sustentável do país. Voce concorda ? Poderia falar mais sobre a questão?
Concordo. Pois ela agrega valores e aumenta a vida util. Não sao produtos descartáveis, são produtos biodegradáveis.

No Brasil, já esta em desenvolvimento pesquisas na área ( nanotecnologia na indústria textil)?
Com certeza. ja existem duas industrias que investem nessa área em Minas Gerais, com tecidos referentes a água, óleo, ácido e retardante de chama.

Há algum produto de moda ja desenvolvido?Vários, alguns tecidos que você deve ter visto nos desfiles das escolas de samba do Rio, tecidos com muito brilho. Também na moda praia, com tecidos de biquini que mudam de cor, de acordo com o tempo que você fica exposto ao sol, "pigmento nanotecnológico".


Existem atualmente perspectivas para inserção de produtos no mercado da moda?
Sim. A moda está cada vez mais glamourizada e as pessoas investem, porque são produtos novos, principalmente na moda praia.

O pesquisador  deve conhecer o mercado antes de propor uma inovação?

Com certeza, pois o mercado pode não estar preparado para propostas muito ousadas.

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