terça-feira, 27 de setembro de 2011

Donatella Versace - Da tragédia ao sucesso.

H&M, junho de 2011

 

   Estilista italiana, dona de 50% da grife Versace e Vice-presidente do grupo Versace, herdada pelo irmão Gianni Versace, após o trágico assassinato deste,  em 1997, em Miami. Gianni tinha Donatella como seu braço direito na administração do império da marca, por isso foi-lhe confiada a continuidade da Versace.
   A empresa tem obtido resultados muito mais proveitosos do que na época da Administração de Giani. A sua escolha como líder, pareceu inusitada a princípio devido à sua figura polêmica e exótica, mas, com o passar dos tempos, mostrou ter sido a mais acertada para o sucesso do empreendimento. Donnatella promove eventos de moda com presenças confirmadas de grandes celebridades mundiais, muitos dos quais patrocinam as inúmeras instituições filantrópicas das quais a estilista é defensora.
   Sua compulsão por cirurgias plásticas é conhecida, aponta-a como uma das personalidades que aderiram à cirurgia e não obtiveram bons resultados. Donatella fez, entre vários procedimentos estéticos, o preenchimento de lábios e a aplicação de colágeno no rosto, o que acabou por deixá-la com aspectos de deformidade e com uma fisionomia bastante diferente da que possuía anteriormente.
   Versace nasceu na cidade italiana de Reggio di Calabria, caçula de quatro filhos. Seu pai era um financiador pessoal para a aristocracia italiana. Em meados de 1970, Donatella seguiu a carreira de seu irmão mais velho, Giovanni ("Gianni"), para prosseguir projetos de malhas em Florença, Itália.  Donatella tinha planejado trabalhar para o seu irmão como Relações Públicas, mas ela era mais valiosa para Gianni como uma "musa e crítica", segundo Donatella durante uma entrevista para Vogue. Através de sua proximidade com as empresas de seu irmão, Donatella mergulhou no mundo da moda. Uma década mais tarde, Gianni lançou um perfume dedicado a ela, Blonde, e deu-lhe a sua marca própria difusão, Versus, que permanece com uma conhecida linha Versace interior.
   Participou de muitos filmes relacionados a moda e sua indústria, como Zoolander. Além disso, em muitos outros filmes, incluindo o sucesso de 2006 O diabo veste Prada, a menção de "Donatella" é usada esporadicamente. No ABC, série Ugly Betty,onde tudo acontece numa grande empresa de moda, um personagem fictício, Fabia, interpretada pela atriz Gina Gershon, é uma paródia de Donatella. 
   Um ano e três dias depois da morte de Gianni, em julho de 1998, Donatella Versace montou sua primeira costura para mostrar o Atelier Versace no Hotel Ritz Paris. Ela construiu sua passarela sobre a piscina do hotel, como seu irmão havia feito a cada temporada, embora desta vez usando vidro transparente. Ela agora supervisiona a produção de uma dúzia de coleções a cada ano, embora estes dias, Donatella é tão famosa por sua comitiva de celebridades e animadas festas. Em outubro de 2002, o mais famoso projeto de roupa de Gianni e Donatella Versace foi exibida em uma exposição especial do histórico Victoria and Albert Museum, de Londres, para ser honrado para o sucesso da moda extraordinária e simbolismo de todo o mundo.


por Fernanda Guimarães e Bruna França

Nenhum comentário:

Postar um comentário