terça-feira, 20 de setembro de 2011

Paloma Picasso Por: Júlia de Assis e Nicole Fiorini

Cena de Paloma Picasso no filme Tales Immoral, 1974.

Afastada dos olhos da mídia a alguns anos, a designer de jóias Paloma Picasso continua lançando coleções esporádicas na rede Tiffany & Company. Hoje ela mostra uma vertente bem diferente do que ela costumava apresentar no início de sua carreira. Por volta do ano 2000 a designer abandonou as cores vibrantes e adotou um estilo mais sóbrio em suas peças com foco em novas texturas. Deste os 14 anos Paloma tinha o batom vermelho como marca pessoal e de linha de trabalho. O gosto por cores fortes foi influenciado pelo pai, Pablo Picasso que homenageia a filha em algumas de suas obras como em Paloma em Azul e Paloma com Laranja.
Quando criança Paloma chegou a dizer que não seguiria os passos do pai, mas sua necessidade de criar acabou se realizando através de estudos sobre design de jóias.
Após a morte de seu pai, Paloma perdeu o interesse pela criação e experimentou novos campos de trabalho. Estrelou em um filme que ganhou o Prix de l'Age d'Or, 1974, Tales Immoral Dirigido por Walerian Borowczyk, o filme foi elogiado pela crítica, e seu desempenho como atriz foi recebido com entusiasmo.
Em 1980, John Loring, vice-presidente da respeitada Tiffany & Company, propôs a Paloma que criasse joias para a empresa. Nascida na França a designer se sentiu lisonjeada em poder lançar seus produtos em Nova Yorque. As peças foram laçadas com preços entre 100 a  500 dólares, ampliando bastante o acesso do grande público às suas criações. Desta parceria com a Tiffany surgiu também uma linha de artigos para casa.

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