terça-feira, 20 de setembro de 2011

O Japão na moda.

A estética de Yamamoto

Yohji Yamamoto estilista japones,ganha exposição em Londres.


Yohji Yamamoto fundou sua marca em 1971, em 1977 teve seu primeiro show em Tóquio e então em 1981 estreou em Paris. Atualmente possui mais de 333 lojas em todo o mundo, está na equipe de estilo da adidas, possui cinco fragrâncias e coleções casuais. Alem de ter sido representado em diversos filmes, livros e exposições, entre eles "Identidade de nós mesmos'' do Win Wender. Yohji trabalha com o conceitos de moda que ficaram conhecidos internacionalmente como o new japan style.
Yohji Yamamoto nasceu em Tókio –japão em 1943, sua mãe era costureira e o criou sozinha desde a morte de seu pai na segunda guerra mundial. Começou um curso de advocacia  pela universidade de keio em 1966, mais acabou estudando moda na universidade de BUNKA, uma das mais conceituadas. Após oito meses de viajem a Paris, inicia-se uma nova visão de moda enquanto ajuda a mãe a confeccionar roupas para uma  rica clientela.
A nova estética vanguardista dos estilistas japoneses, revolucionou a moda Parisiense, através de roupas assimétricas, abstratas, rasgadas, amplas, e geralmente na cor preta. Sua desconstrução mudou a maneira de se fazer moda e foi totalmente inovadora, conquistando o mundo.

Recentimente expos seus 30 anos de carreira, contando com 60 peças criadas por Yohji no museu britânico Victoria & Albert. Contando com o depoimento de companheiros de trabalho como o fotógrafo Nick Knight, o designer Peter Saville e o cineastra Win Wenders.


Bruna Abreu e Paula Goecking

Nenhum comentário:

Postar um comentário