Na frente da Calvin, Francisco Costa desenvolve novas formas
Por: Amanda Grossi, Eid Rocha.
O mineiro Francisco Costa comanda, de Nova York, a divisão de prêt–porter feminino da marca Calvin Klein, que aparece nas principais passarelas e revistas de moda. Lá se aprimorou em interligar roupas, marcas e atitude.
Seu sucesso começou em setembro de 2003 quando ao final do desfile da Calvin Klein na Semana de Moda de Nova York Francisco Costa, subiu à passarela e recebeu os aplausos pela coleção. Não foi exatamente uma consagração, mas o simples fato de que o criador da marca não estava mais à frente dela, e que um quase-desconhecido tivesse assumido o posto, bastou para acelerar os batimentos cardíacos do público.
Costa nasceu em Guarani, interior de Minas Gerais, e morava no Rio de Janeiro. Aos 18 anos decidiu ir morar em Nova York. Nunca mais voltou ao Brasil, a não ser a passeio. Fez aulas no Fashion Institute of Technology, de Nova York, ganhou uma bolsa para estudar moda na Itália e aprimorou-se com mestres de primeira, como Oscar de la Renta, que o ensinou vê na alta-costura a roupa como um romance, uma forma de conquistar.
Em sua última coleção apresentada em 16 de Setembro de 2011 em Nova York, nadando contra a corrente do colorido predominante no evento nova-iorquino, o brasileiro apresentou uma coleção de vestidos etéreos de crepe de seda nude, cor básica da temporada, com tons beges e rosados próximos da cor da pele. Grandes casacos justos em crepe de seda e algodão e jaquetas de seda sem gola completaram a coleção, sem estampas, com sutis transparências.
Fonte: Alex N.da Silva
Francisco Costa em seu estúdio em Nova York.
Nenhum comentário:
Postar um comentário