terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A competição da moda

Por Bruna Abreu, Luana Cordeiro e Taciana Leite.


Jure do programa Projeto Fashion. Foto divulgação no site do concurso







Entrar nas passarelas do grande mundo da moda é uma tarefa difícil e competitiva para os jovens estilistas. Todo o universo de trabalho e dedicação dos designers é revelado através do programa de televisão “Projeto Fashion” exibido pela Rede Band, apresentado por Adriane Galisteu, que é uma versão brasileira do famoso programa americano, ‘‘Project Runway”.
O Projeto Fashion é um reality-show que exibe a competição entre doze estilistas iniciados no primeiro dia do programa. Serão dezesseis episódios nesta temporada, e cada dia conta com uma prova diferente. A cada programa, um candidato é eliminado. Os participantes do programa afirmam sofrer grande pressão ao longo dos desafios. Eles moram em São Paulo. Durante o programa, dividem o mesmo teto com os adversários e são obrigados a produzir peças de roupas com prazos estipulados, materiais improvisados e temas aleatórios.
O tempo de trabalho é sempre contado. Às vezes possuem apenas dez horas para toda a confecção de um look e somente dez minutos para a escolha na hora da compra dos tecidos na loja. Ao longo dos desafios, criam peças individuais ou em grupo, elaboram coleções e concluem as peças em mais de dois dias. Como mentor das provas, os participantes contam com o grande estilista, Alexandre Herchcovitch.
Depois do trabalho pronto e modelos produzidas, as peças dos estilistas vão para a passarela. Os jurados são o estilista Reinaldo Lourenço, Susana Barbosa (editora da revista Elle) e um deles será o jurado convidado a cada prova. 
Em contrapartida a tensão de participar de um reality show, o programa é um grande incentivo para a iniciação dos jovens no mercado da moda, com premiação de 100 mil reais para o primeiro lugar, entre carros, máquinas de costuras, e cursos no exterior, além de grande divulgação na mídia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário