A importância de intercâmbios de informações e o papel da Universidade Fumec.
Por Larissa Duarte e Lorena Viana.
Recentemente Universidade FUMEC recebeu a visita de professores de Design de Estocolmo do “Centre for Fashion Studies Stockholm University” para misnastrarem palestras para os alunos do curso de moda.
A aluna Marcela Fernandes assistiu a palestra Moda Como Arte da Observação, ministrada pela professora Dra. Paula Von Wachenfeldt e comentou sobre a importância do intercâmbio de informações entre universidades. “O intercâmbio de universidades é muito importante por possibilitar uma troca de diferentes modos de se pensar e entender moda. A moda é universal, porém o olhar dos profissionais sob seus conceitos varia de acordo com o contexto em que eles vivem. Assim a troca de informações com profissionais da moda de outros países é uma experiência rica e engrandecedora.”
O curso de Design de Moda da Fundação Mineira de Educação e Cultura em Belo Horizonte, tem oito anos de existência e desde Agosto de 2004 proporciona a seus alunos uma visão abrangente, diversificada e aprofundada sobre o universo da moda. A coordenação do curso está a cargo de Gabriela Torres e já se graduaram ao todo catorze turmas.
Um dos objetivos do curso é estimular a reflexão acerca das várias etapas do processo da moda, assim como, planejamento, criação, produção, distribuição e apresentação. Além de preparar profissionais integrados aos diversos setores industriais do mercado, com competência técnica e criatividade para criar conceitos, interagir com outras áreas do conhecimento e da produção, propor novos materiais e modos de fabricação, aperfeiçoar os produtos existentes. Os alunos contam com o suporte de laboratórios de Informática, Materiais, Fotografia, Estamparia, Metal/Madeira, Som, Animação, Plástico, Maquete, Costura e Tecnologia Têxtil.
A aluna do sétimo período Luiza Mayara Martuchelli comenta: “O curso é muito bom, o aluno pode conhecer diversas áreas, não só de moda como de design em geral, assim é mais fácil descobrir sua área de afinidade. A universidade oferece oportunidades de viagens e palestras, o aluno deve correr atrás.”
A formanda Júlia Assis, que apresentará sua coleção de trabalho final de graduação na quinta-feira dia primeiro de Dezembro, comenta: “Eu penso que o curso pincela tudo, você tem contato com todas as áreas da moda. Gostei, achei válidos os quatro anos.”
Para este ano a apresentação dos trabalhos finais de graduação será novamente na Torre Alta Vila. Acontecerão desfiles divididos em três blocos e exposições montadas no salão de entrada do evento, onde as alunas apresentarão suas coleções para seus familiares, amigos, fotógrafos e mídia especializada. Tudo isto sobre avaliação de uma banca composta por profissionais da área, de destaque no cenário nacional.
O mercado mineiro de moda está em constante crescimento e os profissionais que se formam no curso da Fumec estão acompanhando esta dinâmica e ganhando visibilidade por desenvolver um trabalho coerente e diversificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário