terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Moda e linguagem


A relação entre moda e corpo é repleta de significações. A moda pode ser entendida como elemento de comunicação pelo seu caráter de discurso e manifestação pessoal. Ela tem o poder de transmitir, através de imagens e símbolos, o modo de pensar e viver de um indivíduo. Seu suporte - o corpo com suas expressões têm a mesma capacidade de comunicação. Sendo assim, a moda como elemento cultural é compreendida como ícone de expressões autorais de comunicação do sujeito diante da sua aparição e colocação em um grupo social. O sujeito se caracteriza pelas roupas que veste, expressando sua identidade, manipulando e construindo seus próprios valores estéticos para representar para os outros com os quais se relaciona.

Vestimo-nos por pudor, proteção e adorno, mas principalmente pela necessidade de comunicação e linguagem. O desejo de mudanças e transformações estéticas é reflexo da importância da aprovação do outro, da inclusão e da busca pela individualidade. Neste sentido, o corpo é mutável, metamórfico, se transforma em reação ao tempo, espaço e tecnologia em que se faz presente.

Então a moda, orientada e direcionada pelas necessidades de movimento e expressão do corpo, é uma linguagem; um conjunto de elementos capazes de criar e indicar, um discurso, uma forma de comunicação. É a partir do vestuário e dos acessórios decorativos que o acompanham, que se estabelece o primeiro grau de reconhecimento e diferenciação social. Assim o corpo vestido constrói uma linguagem de signos e imagens, um sistema não-verbal de comunicação, que conduz o indivíduo ao encontro de funções e valores na sociedade.

Assim pensando a moda como um manifesto social de caráter histórico e cultural, a roupa terá a função de expor o indivíduo para a comunidade de uma maneira a caracterizá-lo e definindo-o, contando sua história de vida. Esta imagem que definirá o indivíduo será de um corpo social manipulado e transmissor de características pessoais e compartilhadas.

Larissa Duarte e Lorena Viana cursam o sétimo período de Design de Moda na universidade Fumec.

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