terça-feira, 31 de maio de 2011

BALENCIAGA

 A marca Balenciaga que leva o nome do falecido estilista  Cristóbal Balenciaga, hoje é dirigida por Ghesquière em parceria com o grupo Gucci. Desde 2001 quando compraram a marca, dirigem com pulso firme, revivendo o prestígio e respeito que a casa teve em seus anos dourados.
Balenciaga tornou-se um dos mais representativos designers de moda do século XX, sendo o responsável por peças de vestuário que se tornaram a base do guarda-roupa feminino contemporâneo, tais como o vestido baby doll, o vestido túnica e o vestido saco. Além de criar modelos de festa incríveis, abrigos de chuva impermeáveis, uma variedade infinita de vestidos, boleros e a versão do terninho feminino com paletó curto e saia de cintura alta.
O seu estilo de linhas depuradas, novas formas e focado nos materiais, tal como a precisão do corte e o virtuosismo das técnicas de costura fizeram dele um dos mais respeitados e influentes costureiros, admirado por clientes, pela imprensa mundial e pelos seus colegas de profissão. Chanel uma vez disse que "só Balenciaga é um verdadeiro costureiro. Só ele é capaz de cortar bem um tecido, de montá-lo e costurá-lo à mão."
Balenciaga que foi descoberto aos 12 anos, nasceu em 1895 na região Basca espanhola. Mudou-se para Paris  mas voltou para a Espanha quando aposentou-se depois de mais de 30 anos de sucesso e inovação na moda. Balenciaga morre em 1972 e seu nome só reaparece em 1978, na aquisição da marca por um grupo financeiro. Em 1995, o estilista Nicolas Ghesquière chegou para cuidar dos acessórios da marca e seu talento o levou à direção da criação, dois anos depois e permanece no comando até os dias atuais.
Por: Jéssica Morais, Maíra Honorato, Priscilla Milagres

Nenhum comentário:

Postar um comentário