terça-feira, 3 de maio de 2011

Vídeos de autoprodução fazem a cabeça das mulheres


Tendência do “faça você mesma” já ganhou espaço na TV

Com o avanço da tecnologia e as novas redes midiáticas, a informação também ganhou diferentes formas de ser acessada. Com a febre dos canais de vídeos, como o famoso youtube, mulheres de todas as idades tem se comunicado em prol de um mesmo objetivo: aprender a se autoproduzir para as mais diversas ocasiões.
Cabelo, maquiagem, unhas, produção de moda, são os temas mais comuns encontrados no universo dos vídeos “faça você mesma”. É possível aprender a se arrumar para o simples dia-a-dia, mas principalmente para uma noite especial. A estudante Karina Fernandes Jamar, 18 anos, de Belo Horizonte, costuma buscar na internet, vídeos que ensinem a fazer misturas de esmaltes e automaquiagem. “Ás vezes acontece de uma marca muito cara ou difícil de encontrar lançar uma cor legal, daí é possível encontrar vídeos que ensinam a misturar os esmaltes que são mais fáceis de encontrar, para poder chegar à cor desejada”, conta.
Karina também é internauta assídua do blog Just Lia, onde a blogueira Lia Camargo dá dicas de beleza e moda. “Hoje você aprende a fazer até trança embutida pelos vídeos na internet. É uma imensidão de informação que acredito ter facilitado muito a rotina das mulheres”, concluiu a adolescente. O público mais maduro não fica de fora dessa mania. O blog da publicitária Julia Petit traz informações sobre as tendências do mundo fashion, como maquiagens, o look das celebridades, e lançamentos imperdíveis.
A própria Julia, produz vídeos “caseiros” com truques para uma simples sombra até makes mais elaborados, como a de Natalie Portman, no filme Cisne Negro. Tal estratégia funcionou tão bem que a blogueira ganhou um programa feminino no canal GNT. O programa Base Aliada é uma extensão do trabalho feito na internet.
A adaptação a nova era da comunicação feminina parte também de algumas empresas. A Contém 1g, por exemplo, promove cursos de automaquiagem, além de trabalhar com uma linha completa dos produtos. São nove módulos, custando 50 reais cada. É possível fazer o curso individualmente ou em turmas, com a duração de uma hora ou apenas trinta minutos. O surgimento dos cursos se deu de acordo com a solicitação das próprias clientes que, ao comprar um produto, perguntavam às vendedoras qual era a melhor maneira de se usar. A estudante de jornalismo Laura Abreu, 25 anos, acredita que o curso mudou sua vida. “Agora a maquiagem é a parte mais prazerosa da produção. Antes ficava muito preocupada com o que usar e como fazer. O curso de automaquiagem me abriu novos horizontes para o mundo da moda que eu tanto gosto”, afirma.

Por Gabriela Fernandes, Patrícia Pelegrini e Saide Nazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário