terça-feira, 10 de maio de 2011

A Moda e a Mulher

Os padrões de beleza impostos pela sociedade moderna

O século XIX era marcado por uma sociedade de aparências, do culto a beleza. As mulheres eram impostas pela sociedade a estarem sempre belas e bem vestidas, além de terem uma busca obsessiva pela cintura fina.Os espartilhos eram acessórios fundamentais nessa época, eles eram feitos com barbatanas de baleia, para darem mais firmeza, uma postura ereta, uma cintura marcada e muito fina. O corpo era algo inorgânico, as mulheres se sacrificavam em prol da aparência, já que ela também era a chave para a inserção social.
Essas idéias ainda permanecem entre as mulheres contemporâneas. A busca pela perfeição, a adoração pelo belo e sacrifícios ainda existem nos dias de hoje, e com a mesma força que tinham no século XIX.O corpo esguio, a cintura fina, a juventude eterna e os seios fartos, são os padrões de beleza da atualidade. Elas ainda se sacrificam para atingir essa perfeição. Submetem-se a cirurgias plásticas, passam horas em clínicas de estética, academias, e fazem todo tipo de dietas, muitas vezes de uma forma exagerada e pouco saudável.
Os cremes anti-rugas, que prometem verdadeiros milagres são objetos de desejos entre as mulheres que não conseguem aceitar a idéia de envelhecer.A sociedade também é ditada pela aparência. O que a pessoa veste, onde ela mora, que carro ela tem, diz quem ela é. O consumo passa a ser a identidade da pessoa.
Com essa obsessão, vieram também doenças como anorexia e a bulimia, em jovens que buscam ter o corpo de super modelos.As modelos são vistas como mulheres perfeitas, belas, bem sucedidas, sem defeitos, algo que na nossa cabeça passa a ser até irreal, inorgânico e como se elas não existissem de tão perfeitas.
As modelos que desfilam para a marca Victoria’s Secret, ilustram muito bem essa idéia de perfeição e sucesso. Elas são selecionadas e escolhidas por serem as mais belas e são nomeadas de “Angels”, usando asas para desfilarem em uma passarela cheia de glamour, brilho, fetiche e sonho. Dando a idéia de algo que não existe, elas são verdadeiros anjos, mitos da beleza.
Por: Fernanda Vittori e Nayara Sampaio


 Modelo Alessandra Ambrósio desfila no Victoria’s Secrets Fashion Show em 2007


Nenhum comentário:

Postar um comentário