terça-feira, 3 de maio de 2011

Francisco Costa

Do interior de Minas Gerais para o mundo da moda


Francisco Costa é o diretor criativo da Calvin Klein Collection. Nasceu em Guarani, interior de Minas Gerais, e morava no Rio de Janeiro quando, aos 18 anos, perdeu a mãe. "Foi aí que decidi vir para Nova York, assim, de supetão", conta. Nunca mais voltou ao Brasil, a não ser a passeio. Fez aulas no Fashion Institute of Technology, de Nova York. Em 2009 ganhou o Prêmio Nacional de Design, na categoria de Design de Moda.


Ao chegar a Calvin Klein, o estilista espantou-se com a largueza de recursos. "Foi um choque cultural. Calvin é fascinado por tecidos. Então, metros e metros eram desenvolvidos especialmente para testes e amostras“, revela.
Costa venceu o Conselho de Estilistas de Moda da América (CFDA) prêmio de melhor designer de moda feminina março 2006, assim como em junho de 2008.Também ganhou o Prêmio Nacional de Design em 2009, na categoria de Design de Moda.

Atualmente comanda a divisão de prêt–à-porter feminino, a que aparece nas passarelas e revistas de moda localizada na esquina da Rua 39 com a Sétima Avenida, em Nova York.
“Sobre atuar no mundo da moda – em Nova York ou qualquer outro lugar - é preciso muita perseverança e paciência. Vender é fundamental. Não entendo o ato de criar uma peça que não se pode vestir. Moda não é arte; acho até cafona pensar assim. Moda é um negócio” diz o diretor da Calvin Klein Collection.
Para o mineiro Francisco Costa,  estilista da Calvin Klein,
 a moda não deve ser vista como arte: "acho até cafona pensar assim"

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário