terça-feira, 17 de maio de 2011

Perfil do novo consumidor de moda

Como sabemos, de acordo com o comportamento do consumidor, quanto mais dinheiro no bolso, mais gasta-se com produtos considerados de segunda necessidade, como os produtos da moda.  Mas este não é o caso da nossa entrevistada. Estudante de Design de Moda, da Universidade Fumec, Domitila de Paulo, 22 anos, conta com um baixo orçamento quando diz respeito a consumo de moda. Em entrevista ela relata sobre moda, estilo e como encontra peças a um preço acessível e de qualidade. Ela descreve também sobre como garimpa peças em brechós e lojas de departamento.


1-Como você define moda?
 Moda é a tradução do tempo, comportamento e comunicação de determinada época.

2-Você tem um estilo próprio? 
Eu costumo construir meu estilo de acordo com as minhas preferências.

3- Quanto gasta por mês com vestuário?
Depende, nunca pensei em uma média, porque costumo comprar quando encontro algo que gosto. Colocaria média de 60 reais por mês.

4- Escolhe peças da moda pensando em moda ou no seu estilo?
Escolho o que me agrada e que vá compor o meu estilo.

5- ao escolher uma roupa, você dá mais importância à aparência, ao conforto ou à modelagem?
Dou importância ao conjunto: o visual, o conforto, modelagem e acabamento.
Nem sempre, com a minha “renda”, posso comprar produtos que tenham todos esses itens, por isso tento achar peças medianas com esses critérios.

6-Compra o que gosta ou o que te serve?
Só compro o que gosto, mas só quando me serve.

7- Sempre encontra nas lojas o que procura? O que não encontra : tamanho, modelagem ou qualidade ?
Costumo achar poucas peças em vários lugares e nunca muitas peças no mesmo local.


8-Usa diversas cores? Quais não usa?
Uso. Não tenho peças verde-musgo, e nunca pensei se isso atrapalha ou não na escolha da peça.

9- Gosta de estampas nas peças que compra?
Sim, costumo comprar só as que eu gosto. Em geral não tenho muitas peças estampadas, prefiro corridos e estampas de padronagens.

10-O preço das peças que gosta e encontra nas lojas está sempre dentro do seu orçamento?
A maioria delas não.

11- Sempre encontra o que procura dentro do seu orçamento em que tipo de lojas? 
Gosto de comprar em brechós (o único lugar que encontro peças verdadeiramente retrôs e vintage), lojas como Zara, Jey, também costumam ter peças dentro do meu orçamento que me agradam.  Gosto de garimpar na C&A e Renner.

12-Você da preferência a marcas ao escolher uma roupa? Qual a marca de sua preferência? Por que?
 Não dou preferência a marcas.

13-Encontra roupas “fashion”, que estão dentro das tendências, dentro do seu gosto?
Sim, lojas como Zara e até a C&A e Renner  estão investindo no fastfashion. Mas não me prendo às tendências somente, a peça tem que ter a minha cara.

14- O que não encontra? Explique.
Encontro muita coisa porque tenho o costumo de garimpar em brechós e lojas em geral. Mas percebo que são poucas as peças com preço acessível com a modelagem e acabamento bons.

15-Em que tipo de lugares gosta de ir?
Brechós, Cinema, bares, cafés, espaços expositivos, boates underground e eventos de rua. Brilhantina, Santíssima, Retrô; Usiminas e cinema de shopping; Café com letras, Momo; Palácio das Artes, Quina e Mini Galeria; Savassi Cine Clube, Velvet Clube e Dduck e eventos como Jazz e Roodboss.


Por Camila Leles e Paula Rabelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário