terça-feira, 23 de novembro de 2010

Capacitação nas favelas

Por Nayara Rodrigues e Marcela Ferreira

Júlia de Assis é bolsista do Projeto Artesanato Solidário no Aglomerado da Serra (ASAS) desde julho de 2010 e estudante do curso de Design de Moda da Universidade FUMEC.

O projeto ASAS, coordenado pela professora Natacha Rena, surgiu em 2007 como atividade de extensão da Universidade FUMEC, com o objetivo de capacitar um grupo de alunos da Escola Municipal Padre Guilherme Peters. Hoje o ASAS é uma rede produtiva e possui três projetos de extensão em andamento.

Escreva Moda: Qual o objetivo do Projeto ASAS?
Júlia de Assis: O objetivo é capacitar pessoas de comunidades desfavorecidas, a trabalharem com artesanato ligado ao design, para produzir um produto de alto valor agregado, gerando assim renda para a comunidade.

EM: Qual a sua função no projeto?
JA: Minha função é de oficineira. Através de atividades que mesclam práticas e aulas expositivas, passamos um pouco do nosso conhecimento sobre design para os beneficiários, ao mesmo tempo que aprendemos com eles.

EM: Quais são os principais parceiros?
JA: A ONG Universidade Solidária (UNISOL) foi um grande parceiro do projeto durante dois anos, também temos parcerias com instituições que atuam na comunidade como o BH Cidadania, a ACES e o FICA VIVO. Também existem as parcerias de divulgação e venda dos produtos, como as lojas de design Grampo e QUINA.

EM: Qual a importância de prêmios como o 2º Prêmio Objeto Brasileiro?
JA: Incentivos de todos os tipos são essenciais para o bom andamento do projeto. Um prêmio valida todo o trabalho que foi feito em cima dos produtos e, consequentemente, o crescimento que envolve toda a comunidade. Muitas vezes é dificil para a comunidade enxergar o propósito das atividades, e qual o retorno que eles terão.

EM: Qual a importância do projeto para a comunidade?
JA: Além de todo o conhecimento prático, acontecem outras mudanças, muitas vezes sutis, que são importantes para a comunidade. Mudanças pequenas no cotidiano vão acontecendo ao longo do processo que geram uma melhoria de vida, seja ela física ou piscológica.

EM: Como são desenvolvidos os produtos?
JA: Os produtos são pensados a partir do ambiente da comunidade, através de uma reflexão sobre o cotidiano, sobre o que está a nossa volta, e como lidamos com isso. A partir daí encontramos um mundo de possibilidades e criatividade, que vão fazendo parte de cada produto.

EM: Como é feita a divulgação do projeto?
JA: Através de exposições, para o lançamento de cada coleção. Também temos um blog, onde é registrado o dia-a-dia das atividades.

EM: Onde encontrar os produtos produzidos pelo projeto?
JA: Os produtos são vendidos na loja Grampo e na Quina.

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