terça-feira, 23 de novembro de 2010

Concretismo no Fashion Rio 2010

Estilistas renomados trazem influências do movimento  concretista para as passarelas 2010.


A 17ª edição do Fashion Rio, dedicada à temporada Primavera Verão 2010-2011, foi um grande sucesso para a moda masculina. As marcas trouxeram para as passarelas coleções com looks boêmios, descontraídos e com referência ao movimento concretista brasileiro através de  várias estampas e shapes.

No final de 1951 aconteceu a 1º Bienal de São Paulo, introduzindo o Brasil na arte estrangeira e trazendo idéias vanguardistas que estavam em vigor na Europa.  Estabelecia-se, então, um eixo cultural formado por Rio de Janeiro e São Paulo. Em 1956, o movimento concretista brasileiro é apresentado na Exposição de Arte Concreta, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

O Concretismo foi bastante influenciado pelo Construtivismo Russo e caracterizou-se por deixar de lado o figurativo e fazer uso da abstração. O figurativo desaparece dando espaço a uma estética geometrizada. Agora o concreto é aquilo que você está vendo. A redução sistemática e o ceticismo fazem do concretismo a primeira arte do Brasil a acompanhar um pouco o seu tempo, e ter fortes referências estéticas com o minimalismo.
Os dois centros culturais mais fortes do concretismo foram Rio e São Paulo, o que de certa forma fez com que o movimento se tornasse um pouco elitista. A literatura e a música também tiveram influência do movimento.
Apesar de ter ação sobre as artes plásticas, a poesia concreta é a melhor idéia que se tem do movimento. Valorizava-se a forma e a comunicação social em oposição ao tema. Não há uso de versos e as palavras formavam figuras geométricas. Mesmo possuindo carga semântica, o peso da poesia estava no conteúdo visual e no sonoro das palavras. Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, em 1952, lançam o grupo e a revista “Noigandres”, divulgando uma nova forma de fazer poesia.
Em 1963, o designer brasileiro Alexandre Wollner, formado pela Escola de Forma Da Ulm (sucessora da Bauhaus), inaugura a Escola Superior de Desenho Industrial no Rio de Janeiro e o Brasil ganha sua primeira escola de design.

A semelhança estética entre o Concretismo e a Op Art, se deve ao minimalismo com repetição e movimento. Entretanto, não se pode confundi-los, pois cada um possui identidade própria e funções sociais diferentes.
Seja qual for o estilo da coleção ou inspiração utilizada, as marcas investiram em looks  boêmios e descontraídos  com as passarelas cheias de peças clássicas reinventadas em looks contemporâneos, as padronagens tiveram um papel de destaque em muitas coleções, principalmente para os homens, em peças cheias de referências a décadas passadas e  estampas geométricas e abstratas fazendo uma homenagem ao movimento concretista. Dentre as marcas que mais se destacaram encontramos a TNG que se especializou em criar peças modernas e versáteis para a moda masculina jovem e  optou por destacar suas peças com combinações diversas de padronagens geométricas – listras, xadrezes e poás. Outra marca que pode ser destacada é  R. Groove, cujas estampas foram trabalhadas em formas como listras e xadrezes trazendo uma  das coleções mais influenciadas pelas padronagens geométricas. Ausländer também  apresentou looks com  listras muito finas e próximas criando peças de efeito optical e cores que nos transmitem a sensação de contemporaneidade e tecnologia. Para completar, há ainda a Redley  que trouxe shorts e bermudas com desenhos geométricos aplicados em cores claras sobre tecidos mais escuros.

Peças com padronagem optical da Ausländer - Fashion Rio Primavera/Verão 2010/2011 
      Fotos: Charles Naseh

Xadrez colorido da R. Groove - Fashion Rio Primavera/Verão 2010/2011
Fotos: Charles Naseh

Padronagens geometricas da Redley - Fashion Rio Primavera/Verão 2010/2011
Fotos: Charles Naseh

Misturas de padronagens geométricas da TNG - Fashion Rio Primavera/ Verão 2010/2011
Fotos: Charles Naseh


BIBLIOGRAFIA
Sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário