terça-feira, 16 de novembro de 2010

Compras pela Internet

Isabela Rabelo
Núbia Souza

Com o avanço da tecnologia o acesso à internet vem se tornando cada vez mais fácil, rápido e ilimitado. E se esse é um assunto que até algum tempo atrás era privilégio de poucos, hoje as lojas virtuais tomam um espaço cada vez maior dentro da rede e conquistam cada vez mais consumidores que aderem à forma mais moderna de fazer compras. É a moda cada vez mais democrática, já que permite a todo tipo de consumidor ter acesso a produtos comercializados pelo mundo todo, com entrega no portão de casa em poucos dias.


Uma novidade que não é nenhuma surpresa, já que cada vez mais as pessoas procuram comodidade e praticidade para seu dia-a-dia. As compras virtuais proporcionam vantagens como economia de tempo, facilidade de escolha e agilidade na compra e no pagamento pelo produto.


Além de sites das próprias marcas que deram essa opção para o cliente, existem sites que reúnem várias marcas de qualidade, com produtos novos ou de coleções antigas, os quais não podem ser encontrados mais em lojas tradicionais. Promoções e descontos também são freqüentes na compra virtual, com uma boa pesquisa encontramos sapatos, bolsas, perfumes, tudo por preços bem abaixo dos que as lojas convencionais estão cobrando pelos mesmos produtos.


Segundo pesquisa publicada no site da globo.com, a estimativa para 2010 é que até o final do ano 23 milhões de pessoas realizem compras pela internet, sendo que 18% das compras efetuadas são de artigos de moda.


A maioria dos sites traz explicações simples sobre como a compra deve ser feita, forma de pagamento, informações do produto, sugestões e reclamações. As páginas da rede também trazem dicas de moda, novidades e uma variedade de assuntos para quem gosta de estar bem informado quando o assunto é moda e comportamento. Compras online vêm se tornando cada vez mais freqüentes principalmente entre jovens do mundo inteiro, que acabam influenciando toda a família.


Mas nem tudo são flores no mundo virtual. Alguns cuidados devem ser tomados antes de efetuar a compra. Verificar sempre a segurança do site, pedir indicação de amigos que já tenham feito alguma compra pelo mesmo endereço, e se possível também é recomendável que se faça um contato telefônico com a empresa. O comprador deve pedir informações como endereço, razão social, CNPJ e confirmar esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br. Lá o internauta pode clicar em “onde encontro”, depois em “CNPJ/CGC”, “consulta cadastros” e “consulta situação cadastral”. Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, é melhor desistir da compra.


Pesquisas informam que os compradores devem optar por empresas que exijam forma de pagamento pelo cartão de crédito, já que essas empresas possivelmente já foram avaliadas pelas administradoras dos cartões, evitando assim depósito em conta ou boletos bancários.


Desconfie quando a oferta for milagrosa e salve todos os passos da compra. Algumas empresas permitem que você acompanhe todo o trajeto do produto até sua casa. Fique atento, e esteja ciente dos seus direitos amparados pelo Código de Defesa do Consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário