terça-feira, 30 de novembro de 2010

Moda Solidária

O Proação é uma ONG que ajuda 256 crianças a construir uma nova perspectiva de vida através da Cultura, a Arte e o Lazer complementando a educação básica que elas recebem.É um projeto que visa criar novas possibilidades para crianças que até então estavam nas ruas.
Para o desenvolvimento de suas ações o Proação recebe ajuda de sócios e alguns parceiros que contribuem tanto com serviços como com capital. Um destes parceiros, a Covolan uma grande indústria de jeans, fornece a matéria-prima para a produção de bolsas solidárias.
Márcia Pruddente atua em Belo Horizonte com vários projetos na área de moda, como desenvolvimento de  bolsas em jeans e desfiles, buscando diminuir as diferenças sociais. Promovem a inserção das crianças da Sociedade São Vicente de Paula na sociedade, possibilitando-lhes oportunidades de conhecimento e produção  e, consequentemente, contribuindo para a diminuição da criminalidade.
Várias marcas consagradas já aderiram à idéia, e criaram suas bolsas personalizadas em parceria com a estilista.A responsabilidade social está sendo cada vez mais incorporada nas estratégias empresariais da moda brasileira
A “Bolsa Solidária” - 2009
Foto: Arquivo Proação
Toda a renda líquida das sacolas está sendo destinada às obras de reforma da nova sede da ONG o Proação no bairro Horto, em parceria com a Sociedade de São Vicente de Paula, onde será instalado até o início de 2009 o "Núcleo Proação de  Cultura", que reunirá todas as atividades culturais da instituição. Com esta ação, o Proação e as empresas parceiras, cumprem seu papel na sociedade, no sentido de formar cidadãos conscientes e responsáveis, além de criar oportunidades de trabalho, uma vez que as ecobag´s são produzidas por costureiras do terceiro setor de Belo Horizonte.
A responsabilidade social está muito além da estratégia de marketing. Ela requer compromisso, envolvimento e participação, pontos fundamentais para o desenvolvimento e sucesso deste tipo de iniciativa. Sem eles, as empresas deixam escapar uma excelente oportunidade de escrever uma história melhor para o seu país.
Entrevista: 
Marcia Pruddente realiza  projetos de moda proporcionando a inclusão social de crianças carentes em Belo Horizonte
Foto: Arquivo Proação - 2009

E: Qual o objetivo de vocês com a ONG?
MP: Dentro do Proação trabalhamos com muitos jovens e eles merecem ser cidadãos de direito e não apenas de deveres. Nossa missão é que possam ser vistos como pessoas conscientes de seu papel na sociedade e não como coitadinhos ou bandidos. Queremos dar a eles a dignidade de andar de cabeça erguida em qualquer lugar com suas capacidades profissionais qualificadas.
E: Por que a realização dos eventos?

MP: Nós trabalhamos em conjunto com as comunidades. Nossa ideia é a de que as pessoas participem dos eventos ou comprem as peças não só porque são chiques e elegantes, mas porque ajudar o próximo vai muito além disso. Devemos fazer a nossa parte, contribuir por uma sociedade melhor, porque nós podemos mudar o mundo sim. E acreditamos antes de tudo que: o ser humano precisa ser humano.
Crianças e colaboradores da Sociedade São Vicente de Paula
Foto: Arquivo Proação - 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário