sexta-feira, 9 de agosto de 2013

17 anos artísticos

Por Isadora Lira, Maria Fernanda Pulici, Fernanda Belo e Iago Rezende






Alice Ruffo, Diretora de Arte Gráfica - Skunk


Ronaldo Fraga completa 45 anos de idade e relembra o lançamento de sua primeira coleção “Eu amo coração de galinha”. Lançada em fevereiro 1996 no extinto Phytoervas Fashion, a coleção inaugurou a imagem de “moda que pensa”, e elegeu Ronaldo como um artista engajado socialmente, que cria roupas que valorizam a capacidade critica e a cultura brasileira.
Marcada pela sua extravagância e mistura de formas e cores, a coleção surpreendeu a todos em uma época em que o espírito clean ditava moda. Utilizando veludo de seda, lã reciclada, botões de resina em formato de corações de galinha e acessórios insólitos como a “bolsa ovo frito” e a “bolsa galinha morta”, Ronaldo usou a passarela para contar uma história.
Com o objetivo de criar uma alegoria em torno da construção de uma identidade própria, segundo Ronaldo, é realizada “uma metáfora do único, o quanto a roupa lhe permite ser dono da sua história”. Ronaldo se consagrou por criar roupas para pessoas que são donas da própria história.
A procura da beleza na moda faz com que o trabalho do desenhista se aproxime muito do trabalho do artista, mas ainda se discute sobre a credibilidade do estilista enquanto artista.

Para a estudande de Estatística Ludmylla Cerceu, 23, a roupa de Ronaldo Fraga é desprovida de arte e não usaria. Amanda Lira, 15, também não usaria e, segundo a estudante “é exótica, não faz o meu estilo mas acho que é arte porque é criativo”.

Já a artista plástica Daniela Saggiorato, 41, afirma que “todo estilista é um artista e produz arte, mesmo que sejam roupas. Obra quer dizer construção de alguma coisa, arte é idéia, criação. Porque então a moda não seria?”
Ainda na premissa de moda como obra de arte, Thalita Mazzoni, 22, engrandece o trabalho de Ronaldo. “Sem duvida é arte, qualquer tipo de conceito colocado na moda é arte. Pra mim tem o conceitual usável e o não usável. Esse pra mim é não usável, é apenas pra mostrar de fato a arte da criação”, ressalta a estilista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário