sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Vida e legado de Christian Dior

Por Gisela Cardoso e Rosana Freitas

Com apenas 52 anos de idade e dez anos depois de fundar sua Maison, Christian Dior morreu precocemente em 23 de outubro de 1957 após sofrer um ataque cardíaco fulminante. Desde então, as criações da maison foram assinadas por nomes com Yves Saint Laurent, Philippe Guibourgué, Marc Bohan, Gianfranco Ferré e John Galliano. Atualmente a grife está sob os cuidados de Riccardo Tisci.

Considerado um dos estilistas mais influentes nas décadas de 40 e 50, o francês Christian Dior nasceu em Granville, em 1905, na burguesa família de um produtor de fertilizantes. Apesar de seu grande interesse pelas artes, especialmente pelo desenho, estudou Relações Internacionais, por influência de seu pai. Após terminar o curso, gastou seu tempo viajando pela Europa, até que, em 1927, abriu uma galeria de artes, em sociedade com o amigo Jacques Bonjean.

Após se recuperar de uma grave doença, Dior precisou descobrir um meio para se sustentar, já que sua família passava por problemas financeiros. Então, a partir de 1935, começou a vender croquis de moda para jornais e casas de alta costura parisienses durante alguns anos. Seu primeiro emprego como estilista foi para Robert Piguet, em 1938, com quem trabalhou por um ano até ser recrutado pelo exército para lutar na Segunda Guerra Mundial, onde atual como soldado do corpo de engenheiros.

Em 1942, deixou o exército e, em 1946, com a ajuda de um magnata da indústria têxtil, inaugurou sua própria maison. No dia 12 de fevereiro de 1947, lançou sua primeira coleção chamada “Carolle Line”.

New Look

Contendo inúmeras variações e novidades para época, a coleção se tornou um sucesso imediato, principalmente pelos ombros arredondados, cinturas acentuadas, saias rodadas, vestidos suntuosos, fartos, com cintura bem fininha e ombros à mostra. O modelo que se tornou o símbolo do “New Look” foi o tailleur Bar, um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta plissada, que vinha quase até a altura dos tornozelos. Os sapatos de salto alto, os chapéus de aba larga, as luvas e as bijuterias finas complementavam os vestidos feitos com até quarenta metros de tecido, em vez dos oito metros normalmente utilizados durante o racionamento. Com essa imagem de glamour, estava definido o padrão dos anos 50.

O estilista conseguiu mudar o conceito de praticidade e simplicidade das roupas femininas, até então uma necessidade dos tempos de guerra e uma tendência da moda criada por Chanel. Após alguns anos de reclusão, a mulher pós-guerra queria se sentir novamente feminina e estava ansiosa em recuperar a elegância verdadeira. O estilista criou modelos extremamente femininos, luxuosos, sofisticados e elegantes, inspirados na moda da segunda metade do século 19.

Em 1947, foi lançado seu primeiro perfume: Miss Dior. Nos anos seguintes, continuou revolucionando o mundo da moda com suas criações, dentre elas a coleção "H" voltada para a noite; a "A" com sua forma triangular acentuada por vestidos e casacos que se abriam a partir da linha do busto; e a "Y", caracterizada por suas enormes golas em "V".

Nenhum comentário:

Postar um comentário