sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Donatella Versace: a ousadia que ganhou o mundo





 Por Hiago Maia




Uma das estilistas mais influentes no mundo da moda em dimensões internacionais,Com a morte de Gianni, assassinado em Miami Beach em 1997, o nome de Donatella surgiu imediatamente para assumir o império Versace. Sua paixão pelo universo pop rapidamente conferiu à marca ares de contemporaneidade, tornando-se favorita de diversas celebridades como Madonna e Michael Jackson, e seus modelos são frequentemente vistos nos mais badalados red carpets e nos mais importantes eventos de moda ao redor do mundo.
Donatella Versace
Donatella Versace iniciou sua empreitada na empresa desenvolvida por seus irmãos Gianni e Santo. Dizer que o refinamento e o gosto voltado para a moda dos irmãos Versace vem do berço não soa como exagero. Sua mãe Francesca, possuia um ateliê de confecção, que foi onde Gianni deu seus primeiros passos no aprendizado do ofício e desenvolveu um trabalho amador até 1972, quando recebeu sua primeira encomenda, que era uma empresa chamada Florentine Flowers: deveria criar uma coleção, a ser produzida em Milão.
Nascida em 1955, na cidade italiana de Reggio Calabria, é filha de Antonio e Francesca Versace. Além de Gianni e Santo, Tina integra juntamente com Donatella, a parcela feminina do quarteto de filhos do casal. Apesar de diplomada em línguas, pela Universidade de Florença, Donatella não deu as costas ao talento herdado da mãe e compartilhado com o irmão.
Inicialmente era responsável pelas relações públicas e campanhas publicitárias da empresa. Junto a Gianni, Donatella contribuiu para difundir a marca Versace e torná-la bem vista por diversos tipos de públicos, principalmente pelos amantes das artes: o teatro, a dança e a música são temas bastante recorrentes nas peças integrantes do acervo Versace. Respondia também pela linha Versace Young e pelas coleções de acessórios da marca que leva o sobrenome da família. A parceria entre os irmãos era tão consistente e frutuosa, que Gianni não tomava uma decisão sequer sem consultar Donatella, que era a sua musa e braço direito.
Madonna,uma das clientes mais ilustres.


Se Gianni mostrava grande apreço pela ópera, Donatella demonstra sua ousadia e arrojo enveredando-se pelos caminhos do rock, meio onde se destacou e ganhou notoriedade. Os traços da personalidade de Donatella se apresentam em suas peças em forma de sensualidade, e tudo o que remete a glamour, riqueza e ostentação.
Mostra-se bem firme para rebater as críticas feitas em relação às deformações plaśticas do seu corpo, causadas por excesso de processos cirúrgicos e estéticos, algo que é totalmente irrelevante diante do que Donatella representa para a indústria da moda. A personalidade por sinal, é uma das características mais marcantes daquela que é considerada como o alter ego do estilista. “Não gosto de me rodear de pessoas que dizem 'sim' a tudo. Acredito no facto da criatividade nascer do conflito de ideias”, pontua a estilista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário