sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Olhando para a rua


Ana Elisa Siqueira

 Caminhando pelas ruas da cidade mineira de Mariana, a preservação do patrimônio histórico chama a atenção. A arquitetura barroca presente no casario do centro histórico convive com a modernidade do século XXI. Os universitários e turistas agitam o cotidiano da antiga Vila. Na rua Direita por exemplo, uma das principais da cidade, o tráfego de pedestres e carros é intenso, sem falar que o comércio tomou conta das casas antigas.

 Quando paramos para observar as lojas da rua Direita, podemos ver esse contraste entre o passado e o presente. Nesta rua encontramos padarias, livrarias, perfumarias, salão de beleza, lojas de roupas e sapatos e não poderia faltar o artesanato. As lojas de vestuário predominam no espaço e têm para todos os gostos e bolsos.

 As mais sofisticadas dão o ar da modernidade para a rua, as vitrines estampam as tendências das passarelas, com produtos de marcas famosas, como Ellus, Maria valentina, Zinco, Carmem Stefans, Melissa e Arezzo. Lojas como Pimenta Casual, Augge e Evidência poderiam muito bem estar nos shoppings das capitais do país. Mas estão em Mariana, o que mostra que a moda das grandes marcas também é consumida e valorizada por aqui. 

 Porém não é apenas as belas roupas que atraem o meu olhar. As vitrines em contraste com a arquitetura é que me fascina. Elas são capazes de conviver harmoniosamente com o velho casario, sem deixar de lado a imponência da modernidade com seus vidros, luzes, placas e cores. O interior das lojas nada tem a ver com o estilo colonial que predomina por aqui. A sapataria Maria Flor por exemplo, utiliza a janela da casa como vitrine e moldura de seus protudos, mais por dentro é uma loja comum. 

 Os artigos vendidos nessas lojas, não representa a moda vista pelas ruas da cidade. Mariana recebe pessoas de todo canto do mundo, assim podemos ver diferentes estilos desfilando pelo município. Mariana conversa com tipos distintos na arquitetura e também na moda; aqui tem lugar para a diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário