sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Crônica: Uma universidade, vários estilos...

Ana Rafaela, Gisela Cardoso e Rosianne Silveira
    Em uma simples tarde de quarta-feira, durante o intervalo no Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), em Mariana, me deparei com duas garotas bem vestidas, parecendo que estavam prontas para uma festa. No entanto, logo descobri que eram, na verdade, alunas do curso de jornalismo. As duas estudantes calçavam sandálias de salto alto, usavam uma maquiagem bem caprichada, e uma delas usava uma jaqueta de couro vermelha, e a outra, uma blusa de lã, acompanhada por um lenço no pescoço.
    Após esta surpresa, passei a observar os outros vestuários do campus. Além do estilo sofisticado, também havia roupas simples e confortáveis, como moletons e calças jeans. A maioria dos rapazes opta pelo básico. Camisetas, jeans, camisas xadrez são as peças mais comuns entre os estudantes. Mas também foi possível observar algumas roupas sociais pelo ICSA.
    Já em outro campus da UFOP em Mariana, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), houve certo contraste com o visual predominante no ICSA. Lá, o comum é o básico. Roupas básicas, sem nada carregado. Porém, fora as roupas, os alunos também arriscam um visual mais ousado: cabelos compridos e/ou com dreads, e a maioria dos homens não abrem mão da barba.
    Curiosamente, após ter passado pelos dois campus, comecei a reparar nas pessoas que andavam pelas ruas de Mariana. A cada pessoa que eu avistava, tentava descobri se era estudante e em qual campus estudava, usando o seu vestuário no momento como critério de seleção.
    Roupa para ir trabalhar, para estudar, para dormir, para ir para a balada, academia, igreja, passear... Mas qual é a certa? Será que não é só uma questão de estilo próprio e de se sentir bem? Dois campus, cursos diferentes, uma mesma universidade. A diferença entre os alunos é bem grande, principalmente em seus estilos, o que garante uma bonita e curiosa diversidade visual em Mariana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário