quinta-feira, 15 de agosto de 2013

LV, a trajetória de um ditador de tendências


por Daiane Aparecida e Renatta de Castro


Louis Vuitton.
A marca Louis Vuitton, criada pelo estilista homônimo em 1854, possui hoje em dia mais de 9 mil pessoas trabalhando para o seu sucesso. Mesmo com mais de um século de vida, conserva os mesmos valores desde a sua criação: originalidade, espírito “avant-garde”, qualidade, “saber fazer” e paixão. Existem 435 lojas da marca espalhadas pelo mundo, no Brasil são 8 lojas da grife, sendo a situada no Jardim Cidade a única flagship store da América do Sul.
O estilista, nascido em 1821, teve um infância pobre com uma família de moleiros e carpinteiros, por conta disso aos 14 anos resolveu viajar a pé de Anchay, sua cidade natal, até Paris, para aprender a trabalhar com madeira. O jovem Vuitton sempre foi muito trabalhador e por seu esforço se tornou o “queridinho” da família real do Imperador Napoleão III. 
Com o sucesso obtido por unir o prático ao belo nos baús de viagem que produzia, em 1854  montou sua própria empresa. Sempre com ideias inovadoras atendia aos pedidos de sua clientela, criando novos modelos e novos tipos de tecido. Com o desenvolvimento dos meios de transporte, também viu um meio de ganhar mais dinheiro, inovando seus baús de viagem para atender aos novos tempos.
Em 1870, Vuitton teve que interromper suas produções devido a Guerra Franco-Prussiana, que fez com que Paris fosse cercada. Quando o cerco acabou, e o estilista retornou em 1871, encontrou a aldeia em ruínas, sua equipe dispersa, seu equipamento roubado e sua loja destruída. Porém, em 1872, Vuitton se reergueu e criou um design inovador com lona bege e as listras vermelhas. Simples, mas luxuoso, o novo projeto caiu no gosto da elite de Paris e fez Louis Vuitton ser considerada uma marca de luxo.
Durante os 20 anos seguintes,  Vuitton continuou trabalhando e criando projetos encantadores que revolucionaram o mercado de bolsas no mundo, até que em fevereiro de 1892 veio a falecer ao 70 anos, deixando sua marca como um legado.
Louis sempre se mostrou muito inteligente e com grandes jogadas de marketing, a frente da sua época. Sofreu com as cópias e falsificações e por isso o logotipo LV foi criado. Hoje é uma das marcas mais falsificadas do mundo. E de uma simples empresa fabricante de malas de viagem, Louis Vuitton conseguiu que sua marca se tornasse ditadora de tendências e criadora de peças-desejo em todo o mundo.


Família Vuitton
Uma das loja LV hoje em dia

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