sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Autêntico Marc Jacobs


Por Fernanda Belo e Isadora Lira

Cinquenta anos de atividades polêmicas e dedicação ao mundo da moda


O consagrado estilista norte-americano Marc Jacobs, graduado pela Escola de Arte e Estilo de Nova Iorque, em 1981, tem como características em sua vida e obra a polêmica e a irreverência. Além da sua própria grife, Marc também é diretor criativo da Louis Vuitton – cargo ocupante desde 1996. Recentemente abriu, em parceria com a Sephora, uma linha de maquiagem, a Marc Jacobs Beauty.

A fama em alta proporção foi alcançada quando Jacobs usou a passarela para representar o “grunge”, inspirado também nas roupas de bandas como Nirvana e Soundgarden, tendo Courtney Love como musa. Essa coleção é vista hoje como um marco da moda dos anos 90, mas na época a Perry Ellis chegou a demitir o estilista, que trabalhava como diretor criativo da grife há quatro anos.
Nascido no dia 9 de abril de 1963 em Nova Iorque, este ano, Marc completou 50 anos. Em 1987, com apenas 24, Jacobs foi o mais jovem estilista a ganhar o prêmio CFDA Perry Ellis, para novos talentos, do Conselho de Designers de Moda da América (Council of Fashion Designers of America). O prêmio foi somente o primeiro de outros sete conquistados pelo estilista.

Jacobs é conhecido por não seguir as tendências universais da moda de cada estação. No seu closet percebem-se roupas do tipo saias, camisas sociais e até vestidos. Investe no retrô, mas sempre com um toque divertido e atual.

Para se curar de problemas devido ao álcool e às drogas em excesso, foi internado no ano de 2007, em uma clínica de reabilitação. Hoje exibe um corpo malhado e tatuado com ícones de cultura pop como o Bob Esponja, M&Ms e estrelinhas. Chama a atenção também com suas vestimentas de praia: sungas e calças irreverentes; como exibiu na Praia de Ipanema no Rio de Janeiro, com seu atual namorado, o brasileiro e ex-ator de filmes pornográficos gays, Harry Louis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário