Por Caroline Gomes e Viviane Ferreira
Inspirado
e encantado pelas roseiras da mãe, Madeleine, Christian Dior começa
a criar seus modelos florais e orientais, com o intuito de “embelezar
as mulheres”, se tornando mais tarde um dos principais estilistas
do mundo. Nascido na cidade de Granville, balneário conhecido como a
Mônaco do norte da França, em 1905, foi o criador do modelo “New Look”, um tailleur
Bar, composto por um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e
ampla saia preta prissada, que vinha quase até a altura dos
tornozelos. Luvas, sapato de salto alto e chapéu completavam o
figurino.
Apesar do talento como estilista, Dior, pensava em seguir carreira diplomática. Após terminar o curso de ciências políticas, viajou
bastante, conheceu toda a Europa, até quem em 1927, abriu uma
galeria de artes em sociedade com o amigo Jacques Bonjean.
Em
1934, foi abatido por uma grave doença, e já não podia contar com
o dinheiro da família que desde 1931, enfrentava problemas
financeiros. Em 1935, passada a doença e mais disposto, começou a
desenhar croquis para o famoso jornal parisiense Figaro Illustre. Com
seu faro de inventor, Christian continuou a elaborar croquis de
roupas e acessórios para várias maisons de Paris, até que, em
1938, ingressou de cabeça no mundo da alta costura ocupando o cargo
de assistente do estilista suíço Robert Piguet.
Modelo "New look". |
Com
41 anos de idade, conseguiu concretizar um sonho em 1946 com a fundação da The House
of Dior, que teve a ajuda
financeira do então magnata e empresário dos tecidos, Marcel
Boussac, No ano seguinte, Dior lançou sua primeira coleção
chamada “Carolle Line”. A coleção contava com a revolucionária saia na
altura do tornozelo, que alcançou, de imediato, grande sucesso, já
que apresentava inúmeras variações e inovações para a época.
O
estilista conseguiu mudar o conceito de praticidade e simplicidade
das roupas femininas, até então uma necessidade dos tempos de
guerra e uma tendência da moda criada por Chanel. Para ele, “as
peças eram feitas não somente para serem bonitas, mas também para
chocar”. A essa altura, Christian já tinha uma casa de
prêt-à-porter de luxo em Nova York, além de estar bem estabelecido
para assinar contratos de licenças com empresas americanas.
Em
1954, ele apresentou a linha H: nada de busto e cintura apertada. Um
ano mais tarde, inovou com a linha Y, mostrando um corpo longo, com a
parte superior mais pesada, além de golas grandes que se abriam em
forma de V. Com apenas 52 anos de idade e dez anos depois de fundar
sua maison, Christian Dior morreu precocemente em 23 de outubro de
1957 após sofrer um ataque cardíaco fulminante. Deixou um
verdadeiro império de luxo, com 28 ateliês e 1.200 empregados.
Para
assumir a direção de criação da grife, após sua morte, foi
escolhido o então jovem e talentoso Yves Saint-Laurent. Em 1962,
Saint-Laurent resolveu abrir sua própria maison, e em seu lugar
assumiu Marc Bohan, um estilista francês mais experiente. A partir
de 1989, o italiano Gianfranco Ferré, em uma clara tentativa de
renovação da maison, foi escolhido como o novo nome da marca DIOR.
Em
1997, o
inglês John Galliano era o designer da grife e responsável pela
criação das coleções de alta costura e prêt-à-porter feminino.
Recentemente, no início de março de 2011, depois de ser suspenso de
suas atividades após ter sido detido em Paris, acusado de insultos
antissemitas, o estilista foi demitido pela marca francesa. E nos
dias de hoje, quem comanda a Maison é o italiano Riccardo Tisci.
A marca no Brasil
A marca Dior chegou ao Brasil em 1999, sua loja é situada no metro quadrado mais sofisticado de São Paulo, trazendo toda a elegância e ostentação que são a assinatura da marca Dior. A boutique é uma das mais modernas do mundo, sendo que o luxo está presente por todos os lados. Os móveis, carpetes e até mesmo o piso são todos importados, vindo de países como Turquia, Itália e Tailândia. Uma das curiosidades é que o sofá e as poltronas pertenceram a Luis XV, da França.
A marca Dior chega ao Brasil em 1999 |
Em
2010, seguindo a tendência internacional que vem ganhando destaque no cenário econômico
mundial, e visando maiores
crescimentos no país, a filial brasileira fez um empreendimento audacioso,
apostando em espaços de belezas personalizados, onde os clientes
desfrutam da luxuosa experiência com os produtos da marca. Batizados
de Dior Cosmotic Counter, estes espaços únicos de
beleza proporcionam prazer em todos os sentidos, provocando o desejo
de sentir os produtos e deixar-se levar pelo encanto. O Dior
Cosmotic faz parte da estratégia mundial da marca para manter
uma comunicação única em qualquer perfumaria ou loja de
departamento de luxo do mundo.
A
marca tem toda sua linha de cosméticos desenvolvida no Dior
Science Observatory, um centro de inovação localizado em Paris,
onde aproximadamente 200 pesquisadores criam produtos com texturas
surpreendentes, sistemas de hidratação únicos da pele e
formulações revolucionárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário