sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Christian Dior e suas peças “chocantes”

 Por Caroline Gomes e Viviane Ferreira

Inspirado e encantado pelas roseiras da mãe, Madeleine, Christian Dior começa a criar seus modelos florais e orientais, com o intuito de “embelezar as mulheres”, se tornando mais tarde um dos principais estilistas do mundo. Nascido na cidade de Granville, balneário conhecido como a Mônaco do norte da França, em 1905,  foi o criador do modelo “New Look”, um tailleur Bar, composto por um casaquinho de seda bege acinturado, ombros naturais e ampla saia preta prissada, que vinha quase até a altura dos tornozelos. Luvas, sapato de salto alto e chapéu completavam o figurino. 
Apesar do talento como estilista, Dior, pensava em seguir carreira diplomática. Após terminar o curso de ciências políticas, viajou bastante, conheceu toda a Europa, até quem em 1927, abriu uma galeria de artes em sociedade com o amigo Jacques Bonjean.
Em 1934, foi abatido por uma grave doença, e já não podia contar com o dinheiro da família que desde 1931, enfrentava problemas financeiros. Em 1935, passada a doença e mais disposto, começou a desenhar croquis para o famoso jornal parisiense Figaro Illustre. Com seu faro de inventor, Christian continuou a elaborar croquis de roupas e acessórios para várias maisons de Paris, até que, em 1938, ingressou de cabeça no mundo da alta costura ocupando o cargo de assistente do estilista suíço Robert Piguet.
Modelo "New look".

Com 41 anos de idade, conseguiu concretizar um sonho em 1946 com a fundação da The House of Dior, que teve a  ajuda financeira do então magnata e empresário dos tecidos, Marcel Boussac,  No ano seguinte, Dior lançou sua primeira coleção chamada “Carolle Line”. A coleção contava com a revolucionária saia na altura do tornozelo, que alcançou, de imediato, grande sucesso, já que apresentava inúmeras variações e inovações para a época.
O estilista conseguiu mudar o conceito de praticidade e simplicidade das roupas femininas, até então uma necessidade dos tempos de guerra e uma tendência da moda criada por Chanel. Para ele, “as peças eram feitas não somente para serem bonitas, mas também para chocar”. A essa altura, Christian já tinha uma casa de prêt-à-porter de luxo em Nova York, além de estar bem estabelecido para assinar contratos de licenças com empresas americanas.
Em 1954, ele apresentou a linha H: nada de busto e cintura apertada. Um ano mais tarde, inovou com a linha Y, mostrando um corpo longo, com a parte superior mais pesada, além de golas grandes que se abriam em forma de V. Com apenas 52 anos de idade e dez anos depois de fundar sua maison, Christian Dior morreu precocemente em 23 de outubro de 1957 após sofrer um ataque cardíaco fulminante. Deixou um verdadeiro império de luxo, com 28 ateliês e 1.200 empregados.
Para assumir a direção de criação da grife, após sua morte, foi escolhido o então jovem e talentoso Yves Saint-Laurent. Em 1962, Saint-Laurent resolveu abrir sua própria maison, e em seu lugar assumiu Marc Bohan, um estilista francês mais experiente. A partir de 1989, o italiano Gianfranco Ferré, em uma clara tentativa de renovação da maison, foi escolhido como o novo nome da marca DIOR.
Em 1997, o inglês John Galliano era o designer da grife e responsável pela criação das coleções de alta costura e prêt-à-porter feminino. Recentemente, no início de março de 2011, depois de ser suspenso de suas atividades após ter sido detido em Paris, acusado de insultos antissemitas, o estilista foi demitido pela marca francesa. E nos dias de hoje, quem comanda a Maison é o italiano Riccardo Tisci.

A marca no Brasil

            A marca Dior chegou ao Brasil em 1999, sua loja é situada no metro quadrado mais sofisticado de São Paulo, trazendo toda a elegância e ostentação que são a assinatura da marca Dior. A boutique é uma das mais modernas do mundo, sendo que o luxo está presente por todos os lados. Os móveis, carpetes e até mesmo o piso são todos importados, vindo de países como Turquia, Itália e Tailândia. Uma das curiosidades é que o sofá e as poltronas pertenceram a Luis XV, da França.
A marca Dior chega ao Brasil em 1999
Em 2010, seguindo a tendência internacional que vem ganhando destaque no cenário econômico mundial, e visando maiores crescimentos no país, a filial brasileira fez um empreendimento audacioso, apostando em espaços de belezas personalizados, onde os clientes desfrutam da luxuosa experiência com os produtos da marca. Batizados de Dior Cosmotic Counter, estes espaços únicos de beleza proporcionam prazer em todos os sentidos, provocando o desejo de sentir os produtos e deixar-se levar pelo encanto. O Dior Cosmotic faz parte da estratégia mundial da marca para manter uma comunicação única em qualquer perfumaria ou loja de departamento de luxo do mundo.
A marca tem toda sua linha de cosméticos desenvolvida no Dior Science Observatory, um centro de inovação localizado em Paris, onde aproximadamente 200 pesquisadores criam produtos com texturas surpreendentes, sistemas de hidratação únicos da pele e formulações revolucionárias.

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