sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A moda fora do modismo


Por: Ana Elisa Siqueira, Flávio Costa, Jaqueline Mandarino, Maysa Alves
Pesquisa realizada em Mariana, Minas Gerais, revela que quem consome moda não se importa, nem entende, de fato, a essência das propostas apresentadas nas passarelas. Com o intenção de descobrir como os desfiles são compreendidos por pessoas que estão, de certa forma, “fora do mundo da moda”. Onze pessoas - entre homens e mulheres, na faixa etária de 19 a 60 anos - foram indagadas sobe a coleção inverno 2004, Quantas noites não durmo, do estilista mineiro, Ronaldo Fraga.
Os dados obtidos na pesquisa revelam que 45% dos entrevistados gostaram do desfile, porém mais de 60% não usariam as roupas mostradas.
A coleção de Fraga foi inspirada na década de 30 e 40, na passarela, o estilista remontou um cenário de boemia. Detalhes na maquiagem e cabelo foram inspirados em um visual desmontado após uma longa noite sem dormir, exemplos disso eram os homens com marcas de batom no pescoço e mulheres despenteadas com maquiagem borrada.
O público em geral compreende o evento como algo distante da sua realidade. E geralmente não enxerga detalhes intencionais elaborados pelos estilistas. É nesse aspecto que o “mundo da moda” se encontra para além do modismo consumido pelo grande público.
Para Gustavo Abreu, 31, sócio de uma boutique multimarcas, as roupas não dariam para ser usadas no dia-a-dia, pois no geral as peças pareciam ser feitas para festas. Ainda, de acordo com o entrevistado era possível ver influências de outras épocas retratadas nas roupas. Sobre a boemia disse ter lhe chamado a atenção a luz vermelha e escura presente em algumas fotos. A estudante de farmácia Thaís Miranda, 19, considera que as roupas não são bonitas, e não usaria nenhuma peça, “parecem roupas antigas”.
A moda, enquanto algo que envolve processos de criação e estudos, está além da realidade das pessoas que a consomem. Muitas vezes, o que vai para as ruas é uma inspiração ou adaptação do que foi apresentado nas passarelas.
A essência das criações
Toda coleção conta uma ou mais histórias, cada peça funciona como fator constituinte dessas narrativas, como em um quebra-cabeça cujos itens complementam-se a fim de destacar e dar sentido à trama. Em um desfile glamouroso e performático as marcas apresentam para o público e para a mídia, os conceitos e tendências que estarão nas ruas na estação seguinte. Tendência pode ser um estilo, cor, estampa ou até mesmo uma padronagem, podemos dizer que é uma “evolução” da moda que aponta para determinada proposta estética a cada temporada.


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