sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Crônica: Do colorido ao preto e branco


Por Caroline Gomes e Hiago Maia

Existe uma curiosa diferença no modo como as pessoas se vestem no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). O ICSA é parte integrante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e abriga os cursos de Economia, Jornalismo, Administração e Serviço Social. Apesar de conviverem em um mesmo ambiente, os quatro cursos apresentam grandes diferenças entre si, que vão além do conteúdo acadêmico.
Se passarmos apenas um dia no ICSA, observaremos que os alunos que cursam Administração e Economia se vestem de forma semelhante. Usam igualmente trajes de passeio, roupas de marcas famosas e acessórios chamativos, que conferem ao visual certo status. Meninas de shorts curtos e blusas coloridas, com brincos gigantes e anéis que cobrem os dedos, e os rapazes optam por camisas Calvin Klein, Dolce e Gabana, Armani ou Colcci, calças jeans lisas, de tons escuros e tênis Nike, Adidas, Olympikus e Reebok. Já os alunos de Jornalismo adotam um estlo mais alternativo, misturando os que optam por roupas casuais e aqueles que preferem abusar de combinações e inbventar um estilo próprio. Saias estampadas, e peças em xadrez são muito comuns para esse grupo, bem como o estilo mais despojado que abre espaço par o uso de chinelos, sandálias e bermudas.
Finalmente, os alunos de Serviço Social usam roupas básicas, sem demonstrar muita sofisticação, compondo o visual pelo tradicional jeans, camisa e tênis. Além dos grupos citados, existem casos específicos em que as pessoas se apesentam de acordo com a atividade que realizam paralelamente aos estudos, que tornam comum a ocorrência de uniformes de trabalho e roupas esportivas.
De modo geral, vimos que nem todos que frequentam o ICSA se preocupam com o impacto que o estilo próprio de se vestir tem sobre as novas tendências da moda, estilo esse que vai desde meias calças coloridas até o tradicional preto e branco, e looks que variam do simples ao extravagante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário