sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Miyake: o japonês que revolucionou o ocidente

Por Débora Simões e Maysa Alves

No mundo fashion inovar é palavra de ordem, e quando isso é feito com maestria fica para sempre na memória. Muitas vezes no futuro a criatividade se torna tendência e estilo, e o que passou sempre retorna com releituras diferentes. A missão parece impossível, criar algo eterno, porém alguns poucos conseguem. Issey Miyake, um artista que aprecia a cultura  do seu país, procura mesclá-la com o estilo ocidental.
O estilo e a técnica de Miyake o inseriu no mundo da moda, inicialmente,  por causa dos “plissados” e de seu estilo minimalista que foi associado à tendência "less is more". Além da moda propriamente dita, arquitetura, dança, literatura e tudo o que envolve arte e formas servem de inspirações para suas criações.
O “Vanguardista atemporal” coaduna antíteses em suas peças. Às vezes são antíteses temporais, como passado e futuro, outras são referentes às peculiaridades de materiais - que vão desde as fibras naturais até materiais de última tecnologia – e ainda podem ser como a audácia e o acessível ou o belo e o prático.
Nasceu em Hiroshima, Japão, em 1938 e presenciou o desfecho da 2º grande guerra, a bomba atômica que caiu na sua cidade natal. Issey sobreviveu para presenciar as consequências e depois de 3 anos sua mãe faleceu devido à exposição de radiação.
Peça da Coleção Pleats Please
Miyake estudou Design Gráfico na Universidade Tama Art, em Tóquio. Formou-se em 1964 e logo  depois se mudou para Paris, onde passou a estudar design de moda com mestres da moda como Guy Laroche e Givenchy. Em 1968 foi para Nova Iorque trabalhar com Geoffrey Beene, se inspirou na moda das ruas, das famosas gangues. O que mais chamou sua atenção foram as camisetas e combinação que os integrantes dessas gangues faziam com as roupas.
Em 1969 nasce a Issey Miyake Design Studio, sua própria marca. Em 1971, como se não bastasse inovação e a originalidade da nova coleção, a mesma teve direito a apresentação simultânea, em Tóquio e em Nova York. Foi um dos primeiros criadores japoneses a desfilar na Europa. Em seu primeiro desfile em Paris, em 1973, as modelos vestiam peças de tecidos japoneses com cortes ocidentais.

Em 1993, lançou sua coleção de maior sucesso, que atualmente muitos outros estilistas se espelham, a linha de roupas  Pleats Please - surpreendeu nas passarelas e se eternizou com  o lançamento do livro que leva o nome da coleção. Em 2012, Midori Kitamura e Issey transformam o trabalho do estilista em livro, publicado pela editora Taschen.
Capa do Livro Pleats Please

Nenhum comentário:

Postar um comentário